A primeira coisa que todas as pessoas interessadas em trabalhar com vídeo digital quer fazer é trabalhar nas suas próprias produções. Um dos exercícios que sempre faço nas minhas aulas sobre produção de vídeo é a criação de animações do tipo stop-motion. Para trabalhar com esse tipo de animação você precisa apenas de uma máquina fotográfica digital é um pouco de imaginação. Mas, para transformar esse tipo de imagem em vídeos compatíveis com os displays e modernos monitores de alta definição, é necessário tomar cuidados com os ajustes e características do vídeo e da trilha de áudio, caso você decida usar uma na sua animação.

Para exemplificar o procedimento necessário para criar uma animação assim no Adobe Premiere, um artista de vídeo digital chamado Craig Baldwing publicou no seu blog um ótimo tutorial, mostrando como é possível criar animações no Premiere, usando como base seqüências de fotografia.

premiere-pro-animacao-tutorial.jpg

No final do tutorial você vai ter uma excelente idéia de como produzir uma animação em Full HD, com nítidos 1920 por 1080 pixels de resolução.

No Adobe Premiere existem várias pequenas configurações no projeto que podem ao mesmo tempo, facilitar a produção das animações, como também atrapalhar o desenvolvimento do projeto. A primeira coisa que o tutorial aborda é a configuração padrão do Premiere, para a duração de cada fotografia nas seqüências de vídeo.O ajuste correto desse parâmetro é fundamental, pois pode fazer com que o movimento dos seus objetos na animação fique mais rápido ou lento.

Depois de apontar alguns ajustes na importação das imagens, o autor mostra vários atalhos e ferramentas do Adobe Premiere que podem ajudar nos ajustes da animação, como o posicionamento e alteração dos tempos do vídeo. A parte final do tutorial é de interesse dos artistas que gostariam de aprender um pouco mais sobre parâmetros de configuração de vídeos.

Por exemplo, você sabe qual é o melhor bitrate ou codec para publicar esses vídeos na internet, em web sites como o Youtube ou Vimeo? Pois, no final do tutorial o autor dá várias dicas de configuração e compactação do vídeo para que o material fique com a melhor qualidade possível, em resoluções próprias do Youtube e até mesmo em HD (1280×720).