A modelagem 3d no SketchUp do Google apresenta várias facilidades, como o uso automático dos snaps para poder realizar transformações em modelos 3d usando os eixos do plano cartesiano de maneira automatizada. Mas, ainda assim é possível encontrar algumas pequenas restrições a modelagem. Por exemplo, ao desenhar elementos que estejam contidos em planos e superfícies no SketchUp, não é possível deformar esse objeto em eixos ou planos que não estejam contidos na superfície original. Por exemplo, imagine que você acabou de modelar uma parede e precisa fazer uma abertura nessa parede, o procedimento normal é desenhar um retângulo sobre essa superfície, para depois realizar um extrude.

Agora, imagine que esse mesmo retângulo que representa a abertura precisa ser deslocado um pouco nos eixos x ou y, mas o plano da parede está contido nos eixos x e z. O que vai acontecer nesse caso é que você é não vai conseguir realizar nenhum tipo de edição em eixos diferentes dos que contém o plano.

Ainda não entendeu? Assista ao vídeo abaixo, que mostra o procedimento completo, inclusive com a solução no SketchUp.

Como você deve ter percebido pelo vídeo, o problema é fazer algum tipo de edição em planos ou formar contidos em objetos 3d. No caso do vídeo, o autor tentou mover uma forma 2d para fora do plano em que o cubo havia sido criado e não conseguiu. A ferramenta usada para realizar a edição mostrada no tutorial se chama Auto-Fold e está disponível no SktechUp 6 e 7. Para usar a ferramenta, tudo que precisamos fazer é pressionar a tecla CTRL ou COMMAND no windows e Mac respectivamente.

Quando essa tecla for pressionada, o software permite realizar as transformações em eixos diferentes dos que estão representados no plano original.

Apesar de ser extremamente simples de usar, essa é uma dica valiosa para qualquer pessoa que está começando a trabalhar com o SketchUp para modelagem 3d. Como o SketchUp é usado nos mais variados projetos, desde o design de ambientes e projetos arquitetônicos, até mesmo a criação de cenários para jogos. A dica é muito útil para a maioria dos artistas 3d envolvidos com modelagem 3D.