Uma das coisas que os artistas 3d interessados em trabalhar com o Blender 3D para visualização de projetos arquitetônicos mais sente falta, é a impossibilidade de importar diretamente arquivos no formato DWG para o Blender. Para fazer essa integração é necessário usar um formato intermediário de arquivo, caso o seu software de modelagem e CAD salve arquivos apenas em DWG. Na verdade, esse é um requisito para os artistas que usam o AutoCAD para trabalhar e organizar seus projetos. Mas, isso não se resume as pessoas que trabalham com o AutoCAD apenas, mesmo que você decida prestar serviços profissionais de visualização de projetos, pode apostar que em 90% das ocasiões os seus clientes devem enviar os arquivos do projeto no formato DWG.

A solução até pouco tempo atrás era manter instalado no computador algum software que conseguisse transformar os arquivos do formato DWG para DXF, como o DoubleCAD XT ou outros. Outra opção era ligar para o cliente e solicitar o envio dos arquivos no formato DXF, o que nem sempre era uma tarefa fácil. Você tinha que explicar a necessidade de usar um formato diferente de arquivo e mais. Se o cliente for antigo tudo bem, mas os novos acabam estranhando. Na maioria dos casos, as pessoas não sabem a diferença entre um DWG e DXF.

Bem, esse tipo de problema pode estar com os dias contados, pois um desenvolvedor conseguiu elaborar um conjunto de módulos aliados a um software que consegue ler os arquivos DWG, para importar o material diretamente para o Blender 3D. Você pode encontrar os softwares, assim como as orientações de como é possível instalar o aparato de ferramentas necessárias para que o Blender importe arquivos DWG, nesse link.

blender3d-dwg.jpg

O procedimento e softwares necessários para instalar o módulo de suporte ao formato DWG são um pouco trabalhosos para quem não está acostumado com esse tipo de ferramenta, mas acredite em mim quando digo que vale a pena. O próprio autor da ferramenta comenda no seu blog, que o seu objetivo primirdial é uma biblioteca em Python, direcionada basicamente para desenvolvedores. Só por adiantar o trabalho de ter que usar um software intermediário para converter arquivos, acelera em muito o trabalho de modelagem e gerenciamento do projeto como um todo.

A ferramenta que importa os arquivos DWG para o Blender usa como base as mesmas capacidades dos scripts que importam arquivos DXF, usando uma biblioteca em Python. O script ainda está sendo desenvolvido, mas já está operacional.

Se você está acostumado a trabalhar com softwares intermediários, como o DoubleCAD mesmo, ainda existem vantagens em não fazer a importação direta. Esse mesmo projeto que use como exemplo, veio cheio de elementos próprios de desenho técnico, como linhas de cota e outros. Ao importar tudo direto para o Blender, o arquivo ficou um pouco pesado. Se ele fosse aberto em um software de CAD antes, seria possível limpar o desenho e deixar apenas os elementos necessários para o trabalho de modelagem.

Mesmo assim, esse é um recurso muito bem-vindo e esperado no Blender.