A escolha de um renderizador externo para o Blender 3D está sempre dividida entre o YafaRay e o Indigo Renderer, basta fazer uma visita rápida a galeria de imagens no web site do Blender, que a maioria das imagens usando renderizadores externos usa um desses dois softwares. No caso do YafaRay, a quantidade de usuários ainda é pequena, devido a um pouco de resistência dos usuários mais antigos ao novo modelo de funcionamento do YafaRay. Se você ainda não está sabendo, o suporte ao antigo YafRay 0.0.9 será encerrado no Blender 2.50, e a versão 2.49 será o último Blender que apresentará a opção de renderizar com o YafRay integrado no painel de renderização.

Uma das melhores maneiras de aprender o processo de configuração de cenas internas com o Blender 3D e YafaRay é com a análise de um exemplo, e para isso um artista publicou uma excelente imagem nos fóruns de usuários do Blender, o Blenderartists.org.

O artista se chama xelptic e a imagem é essa:

room15_by_xelptic

A imagem foi modelada no Blender 2.48 e renderizada no YafaRay. Devo confessar que essa mensagem estava aqui na fila para publicação, pois você vai perceber que a mensagem foi publicada no fórum em meados de fevereiro.

Deixando a parte do atraso de lado, podemos partir para a análise da cena! Sim, para ajudar ainda mais nos estudos do YafaRay, a cena completa no formato do Blender 3D está disponível para download, com todas as configurações e ajustes da cena e também do YafaRay.

Essa é uma seqüência de imagens da cena, inclusive com a parte de configurações e ajustes do YafaRay.

blender3d-yafaray02

blender3d-yafaray03

Como você deve perceber pela imagem original, que está em excelente resolução, a cena ainda apresenta alguns pequenos problemas de aliasing. Existem também alguns artefatos nas sombras dos objetos. Depois de conferir o tempo de render da cena, que foi de 5 horas em um computador quad-core, ainda não me animei para fazer o teste e tentar reproduzir e encontrar o melhor ajuste para a cena.

Mas, sem sombra de dúvida é um excelente exemplo de iluminação com iluminação global. A imagem pode inclusive ser usada como forma de apresentar uma das características de renders usando iluminação global, que é o fenômeno conhecido como Color Bleeding. Você pode perceber que devido à cor dos materiais e paredes, a imagem apresenta grande quantidade de tons de cor vermelha. Se isso não estivesse acontecendo, a mesma imagem teria caráter mais artificial.