O objetivo do SketcuUp não é funcionar como um sistema de apoio ao desenvolvimento de partes mais técnicas dos projetos arquitetônicos, ou mesmo entrar no planejamento de partes relacionadas a engenharia, como as instalações dos projetos. Mas, mesmo que esse não seja o foco do software, algumas empresas estão desenvolvendo plugins e ferramentas auxiliares para ajudar na visualização desse tipo de elemento. Essa fase do projeto acaba impactando diretamente no design das edificações, muito disso devido ao fato que as instalações podem demandar áreas ou pequenos volumes, descobertos apenas depois que a concepção visual do projeto já está pronta.

Por isso, muitos projetos arquitetônicos sofrem modificações na fase de detalhamento pela falta de espaço para equipamentos como dutos de ar-condicionado e outros elementos. Com a possibilidade de fazer a visualização prévia desses elementos, o problema pode ser evitado. Existe um plugin chamado 3Skeng, que faz exatamente esse tipo de operação, adicionando opções ao SketchUp para modelar e desenhar elementos como tubos e dutos de ar-condicionado no projeto. Assim, a parte de concepção visual do projeto pode se misturar com o planejamento das instalações.

plugin-sketchup-3skeng.jpg

Depois que o plugin for instalado, uma nova barra de ferramentas aparece no SketchUp, permitindo que você adicione elementos com propriedades de tubulações, com opções prontas para adicionar juntas, joelhos e outros elementos próprios desse tipo de projeto. Claro que não estamos falando de um nível de detalhamento no patamar de softwares como o Revit ou ArchiCAD, mas é uma grande ajuda para fazer modificações rápidas em projetos. No web site da empresa responsável pelo plugin, podemos encontrar um vídeo de demonstração do plugin, mostrando algumas das suas capacidades de edição e interagindo com o projeto de um prédio de escritórios. Para deslocar o posicionamento das tubulações, basta selecionar a tubulação e arrastar o modelo.

Um ponto positivo para o plugin é que a empresa está disponibilizando o software para download gratuito até Outubro de 2009, depois dessa data o mesmo software será vendido. Se você quiser aproveitar essa facilidade no SketchUp, recomendo que vá imediatamente ao web site do 3Skeng e faça o download. Uma vez no web site, procure pelo 3Skeng Pipe for SketchUp.