A criação de imagens usando softwares como o Autodesk Maya é mais lembrada pelas renderizações extremamente realistas. Uma coisa que muitos artistas e estudantes praticamente ignoram é a possibilidade de trabalhar com grafismos e também ilustrações usando softwares como o Maya, 3ds Max e Blender 3D. Para ter uma boa idéia de como isso é importante para o mercado, e pode alavancar a sua carreira em termos de produção 3d, faça uma visita a qualquer livraria ou gráfica. A grande maioria das imagens produzidas para capas e ilustrações hoje, tem algum elemento de 3d envolvido. Softwares como o Adobe Illustrator e Corel Draw já permitem a criação de elementos simples em 3d, mas ainda assim a melhor opção é trabalhar com suítes.

Esse tipo de imagem é chamada de NPR no jargão técnico da computação gráfica 3d, em que a sigla significa Non Photoreal render. Uma das técnicas mais usadas para criar esse tipo de imagem é a criação de uma renderização usando o modo padrão de shade dos softwares 3d, com a estrutura em wireframe dos modelos 3d aparente. Caso você queira aprender o funcionamento desse tipo de ferramenta no Autodesk Maya, o tutorial abaixo faz uma ótima explicação da técnica, usando um plugin do próprio Maya.

Além da renderização em si, o autor do tutorial aborda o uso de outras ferramentas do próprio Maya, interessantes e necessárias para quem está começando a trabalhar com o software. Por exemplo, ele mostra como é possível selecionar e alterar propriedades da câmera, assim como a cor de fundo de um render. No vídeo o autor não usa nenhuma câmera, mas as propriedades alteradas correspondem à vista em perspectiva.

Outra ferramenta apresentada no tutorial é o Turntable do Maya, que permite criar de maneira automatizada uma animação em que a câmera gira em torno de um ponto fixo. Esse tipo de movimento é muito usado para apresentar e demonstrar modelos 3d, pois faz um panorama em 360 graus de todo o modelo 3d. No final do vídeo é possível conhecer o verdadeiro responsável pela renderização do objeto com a estrutura em wireframe aparente, que é o plugin Vector Render. Para quem não tem, ou sabe usar esses plugins, o autor mostra como é possível carregar e acionar o plugin na renderização.

Caso você seja usuário do Maya ou esteja estudando o software, o vídeo irá ajudar muito no conhecimento desses aspectos como manipulação da câmera, render e animação. O vídeo está em HD, portanto é possível assistir em tela cheia e acompanhar os detalhes como os nomes dos menus de maneira bem clara.