Já faz um bom tempo desde a última vez que escrevi alguma coisa sobre o Softimage XSI. Apesar de ser um dos softwares mais poderosos e flexíveis em termos de criação, a comunidade de artistas e usuários da ferramenta não é tão ativa como as de usuários do Maya, 3ds Max, Blender 3D e outros. Ainda mais depois da compra da empresa pela Autodesk, parece que as coisas ficaram ainda mais frias para a comunidade. Nos próprios blogs e material de divulgação da Autodesk, o foco é totalmente direcionado para as ferramentas e lançamento do 3ds Max 2010. Pouco se fala de Maya ou Softimage XSI.

Depois de fazer muitas pesquisas, consegui localizar um vídeo interessante sobre modelagem por subdivisão usando o XSI. O vídeo está no formato timelapse, em que um artista 3d cria uma cabeça usando as técnicas tradicionais de modelagem por subdivisão, que consistem basicamente na criação de uma malha com vértices, arestas e faces derivadas de várias transformações e cortes. A maior vantagem em estudar esse tipo de tutorial é que a técnica pode ser reproduzida em praticamente qualquer software 3d.

Esse é o tutorial:

O resultado final da modelagem não é realista a ponte de impressionar, mas a topologia como um todo está bem organizada e pode servir de referência para estudos e prática da modelagem. Portanto, se você quiser estudar modelagem orgânica, recomendo que acompanhe com atenção o tutorial e tente reproduzir o efeito no seu software de modelagem preferido.

O único problema para seguir esse tutorial em vídeo é que o começo do vídeo já apresenta o modelo 3d já com algumas deformações.

Como não costumo falar muito sobre o Softimage XSI, localizei o Demo Reel do Softimage com os trabalhos de maior destaque de 2008, produzidos ainda na época em que o software não estava sobre a tutela da Autodesk:

Uma coisa que ainda não ficou clara para mim é o direcionamento que a Autodesk dará ao software, pois é complicado direcionado a modelagem e produção de conteúdos com softwares concorrentes. Por exemplo, é perceptível que o Maya é direcionado para efeitos e cinema, enquanto o 3ds Max abocanha a visualização de projetos, design e jogos. E o Softimage? Animação de personagens? Talvez só com o lançamento do XSI 8 é que teremos uma idéia do dimensionamento do software.