O SketchUp é uma ferramenta que algumas vezes pode até enganar algumas pessoas pela sua simplicidade e facilidade com que os elementos são criados, com o seu sistema de modelagem baseado em esquemas parecidos com esboços. Se a ferramenta for usada em conjunto com softwares de renderização do tipo Unbiased, é perfeitamente possível criar imagens com realismo impressionante e também fáceis de criar. Entre as opções de renderização encontramos o Indigo Renderer e o Maxwell Render. A primeira opção ainda é gratuita, mas em breve passará para o modelo de distribuição comercial. Já o Maxwell é consolidado no mercado e se integra muito bem ao SketchUp, mas tem o lado negativo de ser uma ferramenta comercial de alto custo, aproximadamente 1000 dólares.

Mas, antes de começar a trabalhar com renderização realista no SketchUp, você precisa aprender o básico de modelagem e configuração de cenas com o software. No intuito de mostrar como alguns modelos 3d extremamente complexos e difíceis de trabalhar, podem ser elaborados de maneira fácil e rápida no SketchUp, elaborei um tutorial bem simples, mostrando como é possível criar uma escada helicoidal.

Tutorial SketchUp – Modelando uma escada helicoidal from Allan Brito on Vimeo.

O fato de um projeto apresentar escadas helicoidais pode significar o pânico para algumas pessoas, principalmente se o software usado para trabalhar o modelo 3d não apresentar ferramentas próprias para criar cópias distribuídas de maneira circular.

No SketchUp existem alguns atalhos de teclado que podem literalmente fazer a diferença nesses casos, mais especificamente nas cópias. Qualquer transformação aplicada em objetos pode se transformar em um comando para gerar duplicatas. Para isso, basta manter a tecla CTRL pressionada para que a transformação gere uma cópia.

Isso é até simples, mas o truque para elaborar e criar elementos repetidos em uma mesma transformação é usar o pequeno campo de texto no canto inferior direito da interface do SketchUp. Quando uma transformação é feita usando o modo de cópia, podemos digitar um número seguido da letra “x”, para que o software repita a cópia várias vezes. Por exemplo, se uma cópia de um objeto for criada logo em seguida preenchermos o campo de texto com “10x”, teremos a mesma cópia repetida dez vezes seguidas, usando a mesma distribuição.

No vídeo você verá exemplos de todos esses comandos e atalhos, que servem para criar a escada helicoidal. Para assistir ao vídeo em 720p e fazer o download do arquivo fonte do vídeo, visite a página do Vimeo.