Uma das coisas que mais me agradaram em termos de produção com o novo AutoCAD 2010 foram às ferramentas de modelagem, que estão muito mais flexíveis e permitem que o artista possa realmente criar modelos sem muitas restrições. Se você é usuário antigo do AutoCAD, deve estar habituado a enfrentar pequenos problemas relacionados à restrição de representação com sólidos e superfícies. Para que você tenha uma idéia de como isso era restritivo em termos de modelagem, produzir um efeito semelhante a um bevel em modelos construídos com base em sólidos era muito complicado.

Com o AutoCAD 2010 isso teve uma melhora significativa. Nesse artigo, vou mostrar como é possível encontrar as opções de modelagem 3d no AutoCAD, que pode confundir muitas pessoas com a sua interface Ribbon. Essa é uma parte um tanto quanto polêmica dos softwares da Autodesk, a famigerada interface baseada em abas. Quem está acostumado com ela, acha uma excelente idéia, mas as pessoas que não tem tanta familiaridade acabam ficando um pouco confusas.

O primeiro passo, quando você abrir o AutoCAD 2010 é localizar no canto inferior direito o seletor que altera o conjunto de abas do AutoCAD. Nele podemos escolher a opção 3D Modeling:

autocad-2010-modelagem-3d-01

Essa opção muda completamente as abas, oferecendo apenas opções de modelagem 3d como a criação de sólidos e a manipulação do UCS.

autocad-2010-modelagem-3d-02

Por exemplo, podemos de maneira rápida adicionar um objeto semelhante a um cubo, usando a opção Cube na aba home, ou então aproveitar o novo modo de modelagem do tipo Mesh no AutoCAD, que é uma evolução da modelagem baseada em superfícies. Isso é feito na aba Mesh Modeling, na qual é possível criar um Mesh Box.

autocad-2010-modelagem-3d-03

Depois de acionar a opção, basta clicar e arrastar o mouse para criar o modelo 3d. Na aba View podemos acionar o Modo Shade, para visualizar o Mesh sombreado. Outra opção que impressiona na modelagem 3d é a possibilidade de suavizar os modelos 3d. Isso é feito com a opção Smooth, em que é possível adicionar e remover níveis de suavização.

autocad-2010-modelagem-3d-04

Essas são algumas das opções de modelagem do AutoCAD 2010. Como ainda estou me atualizando em relação às novidades do software, não tenho mais material pronto sobre ele. Mas, assim que for descobrindo mais opções e dicas interessantes sobre o software, publico aqui no Blog. Sei que muita gente não gosta do AutoCAD e dos softwares da Autodesk, mas em termos profissionais ainda é importante conhecer esse tipo de ferramenta. Afinal, nunca se sabe quando é que precisaremos usar, mesmo que de maneira breve, softwares como esse para fazer ajustes em projetos ou mesmo ministrar um treinamento, como é o meu caso.