Existem alguns objetos em particular que representam desafios de modelagem para as pessoas sem experiência com ferramentas 3d. Um desses objetos que é presença garantida em praticamente todas as aulas e cursos sobre modelagem 3d, independente do software ou ferramenta utilizada, é o parafuso. Por mais simples e corriqueiro que possa parecer, a morfologia desse objeto o deixa severamente complicado desenvolver uma seqüência de modelagem que represente da melhor maneira possível um objeto circular e inclinado ao mesmo tempo. Se você quiser conhecer o processo de modelagem desse objeto no Cinema 4D, o tutorial abaixo mostra muito bem a maneira, assim como as ferramentas necessárias, para criar um parafuso usando técnicas da modelagem por subdivisão.

O primeiro vídeo mostra o artista modelando a base do parafuso, que em minha opinião poderia ter sido feito de maneira bem mais simples, fazendo a seleção da parte inferior do objeto para depois com a ferramenta extrude, puxar as arestas já criadas em forma de cilindro. Se você assistir ao vídeo, vai perceber que o artista optou por criar os objetos de maneira independente, para depois fazer a união entre os dois. O método não está errado, pois o resultado final é exatamente o mesmo, mas como prática de modelagem essa fase poderia ser melhorada.

No segundo vídeo podemos acompanhar a criação do detalhe em espiral do parafuso que é a parte mais desafiadora, em termos de modelagem pela natureza do objeto. Nesse caso o autor do tutorial aproveitou que o Cinema 4D já apresenta um objeto com morfologia semelhante a uma mola, estruturada de forma helicoidal e adaptou a forma do modelo 3d ao longo do cilindro que forma a base do parafuso.

Para finalizar a parte de modelagem do projeto o autor ainda adiciona o sulco na parte superior do parafuso que serve de encaixe para a chave de fenda.

Mesmo senso um objeto tão simples, o parafuso ainda será por muito tempo um dos itens obrigatórios em qualquer curso ou programa educacional sobre modelagem 3d. É quase como o exemplo de modelagem usando loft no 3ds Max, em que a maioria dos cursos aborda a modelagem de uma chave de fenda como exemplo. Para a modelagem 3d misturando polígonos com curvas, usamos um parafuso. Se você nunca tentou criar um objeto assim, recomendo fazer um teste para descobrir que esse tipo de topologia é mais difícil de modelar do que parece.