Ao que parece o LuxRender está chamando a atenção de muitos artistas e usuários do Blender 3D, devido a grande quantidade de tutoriais e material educacional que está sendo lançado abordando o software. Será que isso é uma conseqüência indireta da conversão do Indigo em software comercial? Dessa vez o tutorial mostra a integração entre o Blender 3D e o LuxRender, mas de maneira um pouco diferente. O autor do tutorial usa como modelador o um software chamado MOI3D, que é um software baseado em NURBS. Esse software não é gratuito, mas já teve versões beta gratuitas distribuídas por muito tempo. Eu mesmo já usei bastante o MOI3D na época em que versões beta públicas estavam disponíveis. No tutorial, você vai perceber que o autor também usa uma versão beta do software.

O objeto usado para o tutorial é uma lâmpada com tubo em espiral, que pode ser um bom desafio de modelagem para quem quiser tentar reproduzir o objeto. Depois de modelado no MOI3D, o objeto passa pelo Blender 3D e é renderizado no LuxRender usando os materiais e propriedades especiais do LuxBlend para deixar a parte do tubo dessa lâmpada como objeto emissor de luz. O tutorial é bem detalhado e tem aproximadamente 25 minutos.

Rendering MOI3D Models in Blender and Luxrender from Phil Beauchamp on Vimeo.

No início do vídeo é possível acompanhar um pouco da interação com o MOI3D, em que o artista prepara o modelo 3d para exportar para o Blender. O formato de arquivo escolhido para essa tarefa é o LWO do LightWave 3D. Para evitar qualquer tipo de problema com o arquivo no Blender, o modelo é configurado para que seja exportado com todas as arestas sendo conectadas.

Em termos de manipulação de objetos no Blender 3D e LuxRender, os procedimentos realizados no tutorial são bem parecidos com o material que já havia sido publicado aqui no blog. Mas, existe um novo item bem interessante que é abordado pelo autor. Ele usa os grupos de luzes no LuxRender, para ajustar a intensidade das luzes durante a renderização. O recurso é muito parecido com o Multilight do Maxwell Render e ajuda bastante no ajuste da iluminação.

Por exemplo, você pode configurar uma cena para que a iluminação seja feita por objetos emissores de luz e acaba descobrindo depois de um render com mais de 4 horas que a luz está muito fraca. Com esse recurso é possível aumentar a intensidade da luz ainda na renderização!