Hoje em dia existe uma grande diversidade de opções para gerar a iluminação em ambientes 3d, até mesmo com o auxílio de recursos oriundos das modernas GPUs. Uma das técnicas mais antigas e que remontam ao ápice da visualização de projetos no final dos anos 90 é a radiosidade. Essa já foi a única e melhor solução para ambientes que usam iluminação global, mas hoje está um pouco esquecida pela maioria dos artistas, pela existência de técnicas mais sofisticadas e precisas para gerar a iluminação. Entre os softwares que melhor aplicaram a radiosidade está o já finado Autodesk LightScape que foi descontinuado, quando o 3ds Max começou a oferecer sistemas de radiosidade.

O Blender 3D também oferece ferramentas de radiosidade para gerar luz e criar efeitos semelhantes ao da iluminação global. No caso do Blender 3D a aplicação da radiosidade é bem específica, estando direcionada para o uso em ambientes de renderização em tempo real. Como já recebi alguns pedidos para produzir algum tipo de tutorial sobre o assunto, resolvi fazer um vídeo bem curto e rápido, para mostrar os procedimentos necessários para usar essa opção.

Radiosidade no Blender 3D from Allan Brito on Vimeo.

No vídeo é possível acompanhar o processo de configuração da cena para que seja possível emitir energia luminosa de objetos 3d. Uma das características da radiosidade no Blender 3D é que os objetos devem ser configurados para emitir energia luminosa, e não as fontes de luz padrão do Blender 3D.

Para que um objeto possa emitir energia luminosa é necessário alterar o valor do emit nos materiais, o que explica a existência desse parâmetro. Nas minhas aulas sobre o Blender 3D, os alunos sempre ficam em dúvida sobre esse valor, pois o configuram no momento da criação e ajustes dos materiais e na renderização o objeto não emite nenhum tipo de luz, apenas fica mais claro.

Depois que os objetos estão devidamente configurados com os materiais, podemos partir para a renderização e cálculo da solução de radiosidade. No painel do Blender próprio para isso é necessário selecionar os objetos que participam da solução e acionar o cálculo. Você vai perceber que o resultado final não se aproxima em nada da renderização usando iluminação global, mas ajuda muito em projetos de jogos. No final da renderização a informação dos pontos com mais e menos luz é gravada no modelo 3d, com algo semelhante ao que fazemos na pintura de vértices.