Os tutoriais e exercícios que envolvem a destruição ou explosão de objetos em 3d têm grande impacto nos animadores e artistas iniciantes, pois ao que parece esse tipo de interação com os objetos desperta muito interesse. Se você também gosta desse tipo de animação, deve saber que parte mais delicada na criação de qualquer tipo de animação que despedace objetos é a chamada fragmentação. Os objetos em 3d são construídos na maioria das vezes como um bloco único, ou vários blocos de tamanho médio. Para que uma animação simulando uma explosão possa ser realizada, o primeiro passo é trabalhar na fragmentação. No 3ds Max existe uma ferramenta especializada nesse tipo de tarefa que se chama ProCutter.

O uso do ProCutter e um sistema de interação baseado em física como o Reactor, pode gerar efeitos muito interessantes em animação, como a fragmentação de uma parede de tijolos que é atingida por algum tipo de projétil. O tutorial abaixo mostra exatamente os procedimentos para criar esse tipo de simulação em detalhes. Na verdade não é apenas um tutorial, mas quatro vídeos que são a seqüência de ações e passos necessários para modelar a parede, configurar a fragmentação e animar usando o Reactor.

Já no primeiro vídeo é possível entender a vantagem em usar o ProCutter, quando o artista cria um plano que serve como referência para a separação de um Box em dois objetos. O funcionamento e configuração do ProCutter é bem parecido com o Boolean. Para cortar um objeto é necessário apenas aplicar o ProCutter no modelo 3d e clicar no botão Pick Cutter Object, para escolher o objeto que deve cortar o modelo 3d.

Os dois primeiros vídeos abordam apenas o funcionamento do ProCutter e os procedimentos para segmentar o modelo 3d. Nos dois últimos vídeos é possível acompanhar a configuração de um Helper do Reactor chamado de Fracture, responsável pela animação dos segmentos do muro. Esse é um elemento do Reactor que ajuda a simular fragmentações em modelos 3d já divididos em pequenos pedaços. Os segmentos dos objetos se comportam de maneira idêntica a um Rigid Body, com detecção de colisões e reações a forças como a gravidade.

Esse é um excelente exemplo de animação interativa avançada no 3ds Max, pois usa diversos elementos e técnicas para simular movimentos de objetos que seriam difíceis de conseguir sem o uso do Reactor.