Um livro sobre arte digital está promovendo a divulgação do seu conteúdo com a disponibilidade de um dos seus capítulos, sendo oferecido de maneira totalmente gratuita. Na maioria das vezes esse tipo de capítulo mostra apenas uma pequena amostra do trabalho de um artista, mas dessa vez o conteúdo me chamou a atenção, pois o artista abordado no capítulo é brasileiro. Para ser mais exato o artista abordado no texto se chama Marcelo Cunha, e o projeto usado no livro é o mesmo que ilustra a capa do Elemental 3 da Ballistic Publishing que comprei no ano passado. No livro Elemental 3 o projeto foi apenas apresentado com a indicação do trabalho realizado pelo Marcelo, mas agora no capítulo disponível em PDF é possível acompanhar uma pequena descrição do trabalho e dos desafios encontrados pelo artista.

O título do livro em questão é Digital Art Masters Volume 3, que aborda vários trabalhos de diferentes artistas. O mais interessante nas quatro páginas disponíveis no arquivo PDF é a descrição, mesmo que breve de como o projeto foi realizado. A imagem em si foi criada usando o 3ds Max e renderizada no V-Ray, durante um período total de 11 dias de trabalho.

Para cada fase do projeto foi feito um pequeno comentário do autor, descrevendo os desafios e soluções encontradas para conseguir realizar o projeto. Essas são as fases descritas no projeto:

  1. Localização de referências para modelagem
  2. Modelagem da estrutura e ambiente
  3. Texturas e mapeamento dos objetos
  4. Iluminação da cena
  5. Pós-produção do cenário

Você não vai encontrar um tutorial detalhado de como foi elaborada a cena, mas ainda assim é possível entender um pouco mais o processo de criação dessa imagem, que ganhou muito destaque entre os profissionais e artistas especializados em visualização de projetos arquitetônicos.

O download do arquivo PDF sobre o trabalho de visualização arquitetônica, pode ser realizado nesse endereço. Caso você trabalhe ou esteja estudando visualização de projetos arquitetônicos, o download do material é mais que recomendado. Só um detalhe, apesar do artista ser brasileiro o material está todo em inglês, mas com um pouco de atenção é possível acompanhar as explicações que são bem resumidas.