Como parte do meu projeto para continuar sempre melhorando o meu material de aulas e também dominar o mundo aprender cada vez mais, adquiri mais alguns livros bem interessantes. Os livros acabam tendo relação direta com o uso do Blender 3D e também outros softwares 3d, além de aprimorar algumas habilidades relacionadas com cinematografia. O primeiro livro é chamado de The Visual Story sendo uma ótima adição ao material que já tenho sobre linguagem visual para TV, cinema e mídias digitais.

O meu objetivo com esse livro é aprender um pouco mais sobre os recursos e a linguagem usada para transformar a linguagem escrita em histórias, em animações e material visual. Isso acaba tendo aplicação para o meu trabalho em animação 3d e também nas minhas aulas, pois hoje em dia tudo é voltado para apresentação com recursos multimídia, seja qual for a área de interesse. Os assuntos do livro abrangem as técnicas e formatos de enquadramento de imagem, até mesmo a parte de configuração e escolha dos tons de cor para as imagens.

Apesar de ser curto para um assunto tão complexo como a cinematografia, o livro apresenta apenas 290 páginas, em que maioria é gasta com ilustrações. É um material mais voltado para a prática, com muitos exemplos. Assim que for lendo e assimilando mais material sobre o assunto, comento aqui no Blog com a adição de textos mais técnicos sobre a produção de animação.

Livro - The Visual Story

Interior do livro - The Visual Story (Iluminação)

Com o segundo livro o objetivo é expandir a parte de personalização de ferramentas 3d usando Python. Já uso Python há algum tempo para trabalhos pessoais, mas quero agora expandir ainda mais as suas aplicações com o Blender 3D e começar a aplicar a linguagem nas minhas aulas sobre computação gráfica 3D. Para ajudar na parte teórica, adquiri o livro Learning Python (3rd Edition) que estava com ótimas avaliações em todos os fóruns de usuários da linguagem que pude consultar.

O Python hoje pode ser usado não só no Blender 3D, mas no Softimage XSI e também com o Houdini 3D pela sua facilidade e código simplificado para pessoas que não tem experiência com programação.

Livro sobre Python

Exemplo de códigos em Python

Se você quiser aprender Python e gostaria de um bom livro sobre a linguagem para guiar no processo, mesmo ainda sem ter lido a maioria material, até agora só passei pelos quatro primeiros capítulos, posso recomendar o livro como uma ótima referência.

Aguardem por mais material relacionado ao desenvolvimento de ferramentas personalizadas para o Blender 3D para muito breve!