Entre todos os recursos e novidades do Blender 3d 2.49, um dos que mais chama a atenção pela novidade em si é a possibilidade de usar visualização do tipo olho de peixe na Game Engine. Assim que o Blender 2.49 foi lançado, recebi diversos questionamentos e perguntas de alunos e leitores aqui do Blog, sobre a funcionalidade desse tipo de recurso. Afinal, para que serve isso? Nada melhor que uma explicação de uma pessoa envolvida com o desenvolvimento desse recurso, que por sinal é brasileiro. O Dalai Felinto fez a tradução de um artigo bem interessante que descreve em detalhes a tecnologia e funcionamento desse recurso no Blender 3D. O artigo original explica os princípios da tecnologia, assim como faz a fundamentação teórica do olho de peixe com base em outros estudos acadêmicos.

Se você quiser ler a versão original do artigo que fala sobre a projeção em domos no Blender, pode visitar esse link. Lá é possível encontrar na parte superior da página, um link para a tradução em português.

blender3d-projecao-domo-jogos-3d.jpg

Depois de visitar a página e ler mais sobre os procedimentos para aplicar esse tipo de projeção na Game Engine, você vai perceber que esse recurso permite criar aplicativos interativos no Blender 3D projetados em superfícies semelhantes a um domo. Nas fotos e imagens disponíveis no link indicado no artigo, podemos visualizar diversos exemplos de aplicativos que usam esse tipo de recurso.

A vantagem em usar esse tipo de visualização é que podemos ter uma visão em 180 graus em diversas direções, permitindo que a sensação de realismo e imersão no aplicativo virtual seja ainda maior. A utilidade desse tipo de recurso pode variar bastante e podemos listar jogos, simulações para arquitetura, panoramas interativos e até mesmo astronomia. Tudo que possa se beneficiar desse tipo de visualização.

O aplicativo cuida das deformações da imagem, para que os diversos planos gerados pela Game Engine sejam deformados de maneira correta para se adaptar a superfície do domo. O único inconveniente para testar aplicativos produzidos com essa técnica é que precisaríamos de uma superfície semelhante a um domo como aquele, ou então algum ambiente especialmente preparado para receber as imagens.

Na mesma página, ainda é possível fazer o download dos slides usados pelo Dalai para apresentar esse recurso na primeira conferência Blender da Argentina.

Para fazer o download de mais material relacionado ao uso desse recurso no Blender 3D, recomendo uma visita ao Blog do Dalai, mais especificamente nesse artigo sobre a projeção em domos no Blender.