A modelagem 3d orgânica apresenta alguns desafios interessantes quando o tema da modelagem em si é o corpo humano. Sempre que tenho oportunidade de escrever ou falar sobre esse tipo de modelagem, cito duas partes da anatomia humana que são demasiadamente complexas de criar em 3d que é a orelha e as mãos. Isso tanto é verdade que você vai perceber em vários projetos de modelagem, que alguns artistas 3d recorrem a luvas estilizadas ou mesmo um chapéu ou cabelos, para cobrir essas partes dos personagens. Nas minhas aulas de modelagem 3d, em que o assunto envolve modelagem avançada, a avaliação sempre envolve a criação de um desses itens usando quantidades reduzidas de polígonos.

Uma coisa que deixa o processo de modelagem das mãos em particular mais rápida, são as ferramentas de escultura digital como o ZBrush e o MudBox. Para mostrar como esse tipo de modelagem pode se beneficiar da escultura digital, a Autodesk patrocinou a criação de um tutorial em vídeo que mostra como é possível conseguir resultados realistas, usando o Maya para a modelagem 3d e o MudBox para a parte de escultura.

A primeira parte do vídeo é totalmente dedicada a modelagem da topologia básica da mão, com ferramentas comuns a qualquer projeto que envolve modelagem 3d poligonal. A modelagem é até relativamente simples e pode ser reproduzida em praticamente qualquer ferramenta 3d. Já próximo do final desse primeiro vídeo a fase de escultura digital começa, com o artista adicionando detalhes e pequenos relevos no modelo 3d.

O segundo vídeo continua com o trabalho de escultura digital adicionando mais detalhes e pequenos relevos ao modelo 3d da mão.

Uma coisa interessante sobre esse tutorial em particular é que o realismo é alcançado basicamente com a escultura digital, em que o artista 3d trabalha a topologia do modelo de maneira a conseguir adicionar imperfeições que seriam muito complicadas de criar usando técnicas de modelagem tradicional, ou até mesmo texturas com mapas de displacement ou bump.

Para um artista que pretenda trabalhar com modelagem 3d para TV e Cinema, adicionar esse tipo de detalhamento em modelos 3d é fundamental para conseguir criar modelos 3d realistas.