As técnicas de modelagem por subdivisão nem sempre são a melhor solução para todos os tipos de projetos e necessidades de criação, pois o seu modo de trabalho dificulta muito a criação e manipulação de curvas complexas. Para isso existem outras técnicas de modelagem, como a modelagem por curvas que pode criar elementos simétricos de maneira bem rápida e simples. Um desses objetos mais simples de criar com curvas são vasos e pratos. Se você já fez algum tipo de curso sobre modelagem 3d, deve ter criar um desses objetos. O método de modelagem com curvas para criar esse tipo de modelo é simples, consistindo apenas na criação de um perfil curvo, que é rotacionado em um eixo e com a rotação uma superfície é criada.

Essa técnica é conhecida de como modificador Lathe em alguns softwares como o 3ds Max e Cinema 4D, ou mesmo como Spin no Blender 3D. O princípio de funcionamento é o mesmo. No caso do Cinema 4D, podemos resolver uma deficiência dessas ferramentas de modelagem com o uso de recursos destinados à animação. Sempre que criamos um modelo usando ferramentas como o Lathe, o modelo 3d resultante não apresenta espessura. É apenas uma superfície fina, sem nenhum tipo de representação para a profundidade do modelo. Qualquer iniciativa para aplicar materiais parecidos com vidro, usando índices de IOR deve resultar em renders sem os efeitos óticos corretos.

Para resolver esse problema no Cinema 4D, podemos usar efeitos de explosão para criar a espessura necessária para o modelo 3d. Sim, por mais estranho que possa parecer o Explosion FX do Cinema 4D atribui espessuras aos modelos 3d. Se você quiser conferir como isso é possível, o vídeo abaixo mostra exatamente esse tipo de procedimento sendo aplicado em modelos 3d criados com o Lathe.

No vídeo, que foi elaborado pela própria Maxon para demonstrar o “truque”, podemos verificar que isso na verdade é um tipo de efeito colateral do Explosion FX. Assim que aplicamos o efeito em objetos 3d, o mesmo é automaticamente modificado para apresentar espessura. No caso da aplicação do recurso para modelagem 3d, basta uma pequena modificação nas configurações para fazer com que a explosão tenha força nula e que a espessura criada para o vaso seja permanente.

Ao final do tutorial, o autor do vídeo ainda ensina como aplicar materiais ao modelo 3d do vaso para que o mesmo seja usado em outros projetos.