O SketchUp é muito famoso por ser uma ferramenta voltada para modelagem e criação de modelos volumétricos para o mercado de visualização de projetos arquitetônicos. Mas, como qualquer acontece com qualquer ferramenta 3d a intervenção de um artista habilidoso pode criar imagens e modelos 3d, mesmo quando as ferramentas não são próprias para o propósito da modelagem. Por exemplo, com o SketchUp é possível trabalhar com visualização de projetos ou mesmo representação de modelos 3d de navios e embarcações. Você acha isso impossível? Pois então, visite esse endereço nos fóruns do SketchUcation para visualizar o que um artista chamado Silvershadow publicou.

O projeto envolve a modelagem e renderização de um navio real chamado HMCS Snowberry, que foi totalmente criado no SketchUp e renderizado usando o V-Ray.

sketchup-modelagem-3d-mecanica-01.jpg

sketchup-modelagem-3d-mecanica-02.jpg

Um dos aspectos que impressiona no projeto é que o artista preparou o cenário para poder renderizar no navio e não apenas o modelo 3d. Isso significa dizer que uma superfície de água foi criada. Como a água é uma das superfícies mais difíceis de representar em 3d, ainda mais algo que está sendo deformado pelo deslizamento do navio, o autor usou de maneira inteligente várias texturas para criar um efeito bem parecido com água do mar.

Na mensagem em que o modelo 3d é apresentado, o autor explica o procedimento realizado por ele para conseguir criar o projeto. Foram usadas três ferramentas diferentes para conseguir criar a imagem:

  • SketchUp: Modelagem 3D
  • V-Ray: Renderização
  • Vue: Criação do céu

O tempo total de modelagem e produção das imagens foi de aproximadamente oito meses, realizados apenas no tempo livre que o artista tinha disponível. A seqüência de imagens disponível no artigo original é um ótimo exemplo e guia para as pessoas que quiserem tentar reproduzir esse tipo de modelo 3d.

Cada parte do navio é mostrada de maneira detalhada ao longo do artigo, em que podemos acompanhar a atenção ao detalhamento do modelo 3d por parte do artista. Isso faz uma diferença muito grande na composição geral do modelo e melhora significativamente o realismo da imagem final. Esse é um exemplo de como o SketchUp pode ser usado de maneira inteligente até mesmo para a modelagem mecânica.