Qual o tempo necessário para finalizar um projeto de modelagem 3d? Esse é um tipo de prazo muito complicado de estimar, pois é um conjunto de fatores complexo que determina o tempo total de um projeto em 3d. Por exemplo, quando os projetos de modelagem dispõe de boa quantidade de materiais de referencia, o tempo total de modelagem 3d cai significativamente. Os materiais de referencia ajudam muito o artista a tirar dúvidas sobre o objeto e servem de guia para a modelagem. Esses materiais podem variar desde fotos até vídeos e claro, o objeto real ajuda bastante.

Para conseguir estimar os prazos necessários de cada projeto de modelagem, é necessário um pouco de experiência na área e ter visualizado alguns projetos semelhantes. O que você acha de um prazo para modelagem de aproximadamente 7 horas? O que é possível modelar em sete horas seguidas? Bem, um artista 3d chamado racer445 conseguiu criar um modelo 3d completo e bem detalhado de um rifle AK. O tutorial não se restringe apenas a parte de modelagem 3d como é de costume, mas aborda todos os aspectos da criação do objeto em 3d, desde a preparação das referencias para modelagem 3d até o ajuste das texturas. O tutorial completo é composto por vários vídeos, sendo que o primeiro está disponível no Vimeo. Esse é o vídeo:

AK Tutorial, Video 1 from racer 445 on Vimeo.

O resultado final do tutorial pode ser conferido nessa imagem:

tutorial-modelagem-poligonal-3ds-max-arma

Quer saber a melhor parte? O artista gravou o tutorial completo em vídeo com alta resolução, sem nenhum tipo de edição ou corte. Isso significa que podemos fazer o download do tutorial de modelagem com 3ds Max, somando um total de aproximadamente 7 horas de vídeo. Visite o link indicado nesse parágrafo, para visitar a área de downloads do web site do artista em que os arquivos estão disponíveis. Qual o tamanho? Bem, só pelo tempo total do vídeo e sabendo que o mesmo está disponível em alta resolução, fica evidente que o download não será pequeno. Na verdade o tamanho total dos arquivos é quase o tamanho de um DVD, com aproximadamente 4 GB. Isso mesmo, é um download considerável e hoje pela manhã a procura está sendo suficientemente grande para deixar as velocidades bem baixas.

Um usuário compilou um arquivo Torrent, para distribuir o tutorial de maneira mais rápida. O mesmo pode ser copiado na segunda página do link apontado nesse artigo. O link leva até um fórum em que está a mensagem que agrega as informações sobre o tutorial. O download é recomendado para todos os artistas interessados em material educacional de qualidade, e não apenas os que usam o 3ds Max!