Como parte de qualquer processo que trabalhe com a educação ou treinamento relacionado aos diversos softwares 3d, uma das primeiras partes abordadas no ensino dessas ferramentas é a criação de primitivas geométricas simples. A criação desse tipo de objeto é fundamental para qualquer iniciativa posterior que vise o uso de modelagem poligonal mais avançada. Se você ainda está aprendendo, ou tem interesse em trabalhar com o Maya, o tutorial abaixo é uma demonstração bem básica sobre o funcionamento e processo de criação de primitivas geométricas no software. Para as pessoas que não estão acostumadas com o Maya, o processo de organização da interface pode ser um pouco confuso, pois é necessário entender o funcionamento dos chamados Shelfs.

Os shelfs do Maya estão localizados na parte superior da interface do software e consiste naquelas pequenas abas que são contextualizadas de acordo com a tarefa escolhida pelo usuário. Repare que o autor do tutorial seleciona na esquerda a opção Polygons entre diversos tipos de esquemas para os Shelfs. Assim que essa opção é escolhida, as abas e até mesmo os menus superiores do Maya mudam para mostrar as opções relacionadas apenas com a modelagem poligonal.

No Shelf do Maya chamado de Polygons, podemos encontrar diversas opções de criação identificadas por um ícone que corresponde a forma que será criada. Para criar os objetos, basta acionar o ícone e criar os objetos na área de modelagem do Maya.

Depois que o autor mostra o processo de seleção das ferramentas que permitem criar primitivas geométricas, ele discorre sobre os procedimentos necessários para criar cada um dos tipos de geometria. Por exemplo, os passos necessários para criar um cubo são bem diferentes dos passos que realizamos para criar um objeto do tipo Torus.

Para alterar opções relacionadas com as propriedades e visualização do objeto, podemos acionar o menu Window e depois a opção Attribute Editor. Isso fará aparecer um menu na parte direita da interface do Maya, em que podemos editar diversas opções de visualização do objeto, como a quantidade de subdivisões e os valores numéricos para a posição em x, y e z do objeto selecionado. Praticamente todos os valores mostrados nessa janela podem ser editados e ajustados com a alteração dos valores exibidos na janela.

O tutorial é básico, mas é uma excelente ponto de partida para quem ainda está aprendendo ou gostaria de começar a trabalhar com o Maya.