Uma das técnicas mais usadas para tornar modelos 3d mais reais é o arredondamento das arestas dos modelos. Essa tarefa pode ser realizada de várias maneiras, sendo a mais comum envolvendo o uso de um modificador chamado Bevel.  O Bevel está presente na maioria dos softwares 3d, desde o Blender 3d até o 3ds Max, Maya e Softimage. Todos eles disponibilizam opções como Bevel e Chamfer. Mas, o SketchUp com o seu foco na modelagem 3d baseada na criação de formas geométricas simples acaba por não possibilidade de maneira nativa essa opção.

Quando o projeto desenvolvido no SketchUp tem como objetivo a renderização com softwares sofisticados como o V-Ray ou Maxwell Render, é muito importante trabalhar com modelos 3d realistas para que as imagens geradas na renderização tenham o máximo em termos de veracidade ao objeto real. No mundo real não existem arestas perfeitas, sempre existe algum nível de arredondamento nas arestas, independente do objeto.

Com um plugin gratuito para o SketchUp chamado de RoundCorner, podemos adicionar essa funcionalidade ao software de maneira simples e rápida. Para fazer o download do plugin Bevel SketchUp, visite esse link. O download só pode ser realizado por usuários registrados no Sketchueducation, sendo que o registro também é gratuito. Antes de instalar, verifique que é necessário fazer o download ou atualizar um módulo chamado LibFredo6 versão 3.2, que é necessário para o funcionamento da ferramenta.

Como funciona o plugin?

Assim que você copia o arquivo do plugin na pasta de plugins do SketchUp, um pequeno menu vai aparecer na interface do SketchUp, permitindo realizar três operações:

  • Bevel
  • Chamfer
  • Chamfer subdividido

O vídeo abaixo demonstra de maneira bem rápida o uso da ferramenta.

Essa ferramenta deve ser usada com cautela no SketchUp, pois a adição de arredondamento em arestas no SketchUp aumenta significativamente o número total de arestas dos modelos 3d.  Repare que as arestas dos modelos 3d manipuladas no vídeo de demonstração se multiplicam quando aplicamos o arredondamento na aresta.

Se você trabalha com o SketchUp e gostaria de adicionar ainda mais detalhes nos seus modelos 3d, principalmente para renderizações realistas, o plugin pode ajudar muito na criação desse tipo de modelo.