O uso de ferramentas como o Adobe Illustrator ou o Corel Draw para a criação de guias para a modelagem 3d já foi exemplificada e mostrada várias vezes aqui no blog, inclusive essa semana mesmo publiquei um artigo que comentava sobre a possibilidade de usar arquivos no formato EPS para modelagem de logomarcas no Cinema 4D. Apesar de ser um ótimo exemplo da inerção entre ferramentas 2d e 3d, o exemplo é apenas uma possibilidade entre diversas opções de criação. Hoje vou indicar outro excelente tutorial sobre modelagem 3d com base em curvas 2d, mas os softwares usados agora são o Photoshop  o 3ds Max.

Sim, podemos criar curvas vetoriais no Photoshop alem da tradicional edição e manipulação de fotografias. O tutorial que mostra a modelagem de objetos 3d usando o Photoshop e 3ds Max, pode ser consultado nesse endereço.

modelagem-photoshop-3ds-max

Tudo começa no Photoshop, local em que podemos criar formas e elementos visuais 2d usando diversas opções interessantes de ilustração, como os poderosos filtros e deformadores. O autor do tutorial usa a conversão de elementos visuais em curvas, chamadas no Photoshop de Paths. Depois de cria uma forma qualquer e criar uma cópia dessa forma como um novo canal Alpha no Photoshop. O Autor orienta no tutorial a acessar a aba Paths e com o botão direito do mouse acionar a opção “Make work Path…”.

Isso cria uma nova curva com base no que foi desenhado usando bitmaps no Photoshop. Claro que se você for seguir esse tipo de procedimento é importante usar também apenas ilustrações criadas em tons de preto e brando sólidos, como no que é mostrado nesse tutorial.

Por último, o arquivo é exportado para o formato AI do Adobe Illustrator e posteriormente importado para o 3ds Max, em que as curvas podem receber deformações e transformações próprias da modelagem 3d, como no caso desse tutorial em que o autor aplica um extrude na curva.

A vantagem em usar o Photoshop nesses casos é a possibilidade de usar os filtros do software, capazes de criar formas complexas e muito difíceis de conseguir apenas com a manipulação de curvas bézier.