Existem alguns softwares que com o passar do tempo acabam perdendo terreno para novas tecnologias e concorrentes que conseguem oferecer recursos e tecnologias, por preços mais acessíveis ou mesmo sistemas de atualização e licenças flexíveis. Com isso essas ferramentas praticamente desaparecem de projetos importantes e tem a base de usuários bem reduzida. Esse é o caso de um renderizador chamado Final Render, que é desenvolvido e comercializado pela Cebas. O renderizador já foi bem famoso entre artistas e comunidade de usuários do 3ds Max, mas de uns tempos para cá praticamente desapareceu de projetos importantes e mesmo nos filmes em que os softwares acabam ganhando destaque em cenas e partes específicas com animações e efeitos complexos, o Final Render deixou de participar.

Se você for leitor mais antigo do blog, deve recordar que sempre publicava tutoriais e artigos relacionados ao Final Render. Mas, como esse material realmente parou de ser publicado e atualizado, consequentemente também parei de escrever sobre o mesmo. Mas, parece que ele pode começar a voltar.

Com a aproximação da Siggraph 2009, a Cebas está preparando para anunciar uma série de novidades e melhorias para o seu renderizador, que segundo a própria Cebas foi largamente utilizado como a principal ferramenta no filme 2012, que ainda vai estrear no final do ano. O anuncio oficial da Cebas pode ser conferido nesse link que descreve diversos produtos e softwares que devem ser amplamente divulgados na Siggraph.

Aqui no Brasil o filme só começa a ser exibido em novembro, mas já existe um trailer disponível.

O vídeo está em HD (720p).

Os efeitos que aparecem no filme são realmente extremamente complexos e com altíssimo nível de dificuldade, envolvendo os mais complicados tipos de animação em computação gráfica 3D:

  • Partículas
  • Partículas interagindo com elementos do cenário
  • Fluidos interagindo com partículas

Se boa parte dos efeitos presentes no filme foram realizados usando ferramentas da Cebas, podemos concluir que será muito benéfico para o produto deles usar o filme como demonstração do que pode ser feito com o Final Render.

Caso você queira conferir o artigo que divulga os planos da Cebas para a Siggraph, fica claro que esse filme será um dos principais chamarizes e vitrines para as atualizações realizadas nos seus softwares. Como o próprio texto menciona, boa parte dos seus softwares com o Final Render e o Thinking Particles, recebeu melhorias e suporte a novas tecnologias, especialmente para suprir a demanda dos efeitos desse filme. O trailer mostra que as animações e efeitos são bem complexos.

Isso significa que devemos ter uma boa quantidade de material divulgada pela Cebas durante a Siggraph, como tutoriais e diversos vídeos com Making of. Só resta esperar! Para saber mais sobre a Siggraph 2009, visite o web site oficial.