Assim como aconteceu com as primeiras animações criadas pelo Instituto/Fundação Blender, o projeto Durian está com a pré-venda do DVD com o material já disponível para venda. Isso mesmo, a animação ainda não está pronta e só deve ser lançada no meio do próximo ano. A venda antecipada do DVD é uma maneira que o Instituto Blender tem de angariar os fundos necessários para produzir a animação e também desenvolver ainda mais o projeto. O custo do DVD pode até parecer caro quando analisamos que a animação só deve estar disponível no próximo ano, mas os benefícios compensam e muito!

Se você comprar o DVD até o próximo dia 15 de Setembro, ainda será possível ter o seu nome adicionado nos créditos da animação. Isso mesmo! Quando a animação terminar e os créditos forem passando, o seu nome aparecerá listado como um dos colaboradores do projeto.

Poster Projeto Durian Blender 3D

Está duvidando? Veja essa imagem que capturei dos créditos que passam no final do Big Buck Bunny:

blender-3d-dvd-creditos.png

Está vendo o meu nome lá? Pois é, o negócio é sério e o seu nome será gravado para posteridade e exibido sempre que alguém assistir a animação.

Para saber mais sobre o que pode acompanhar o DVD, que dessa vez será triplo e não duplo como no caso do Big Buck Bunny, visite esse endereço que leva para o anuncio oficial da pré-venda do DVD. A meta de vendas para que o projeto possa começar é vender aproximadamente 2000 DVD`s, o que é bem maior que o Big Buck Bunny também. Como o DVD será triplo, a quantidade de material que acompanha a animação deverá ser bem maior também:

  • A animação em diferentes formados e versões, incluindo versões em HD;
  • Todos os arquivos blend usados na produção, para que você possa estudar a maneira como a animação foi feita;
  • Todos os roteiros e material artístico como storyboards, usados na animação (Esse item é especialmente interessante para estudantes de cinema);
  • Tutoriais especialmente produzidos pela equipe do projeto;
  • Materiais adicionais que ainda devem ser anunciados.

Lembre que não é apenas a animação que estará sendo financiada com a compra desse DVD, mas o desenvolvimento do Blender 2.50 também. Como o lançamento do Blender 2.50 deve acontecer de maneira simultânea do Durian, os artistas envolvidos com o projeto provavelmente devem começar a trabalhar na produção usando essa versão do Blender, em fase experimental e ao longo do projeto a equipe deve adicionar ferramentas e novas opções ao Blender.

Para comprar o DVD, visite a Blender e-shop e aproveite que o valor do dólar está baixando!

O anúncio foi feito ontem, mas como estava em João Pessoa ministrando uma palestra de última hora, acabei vendo a notícia só hoje pela manhã mesmo. Agora você já sabe! Agradeço ao leitor Adauto que me enviou um e-mail reforçando o aviso!