Uma das principais perguntas sobre o uso do Blender 3D que estou recebendo por e-mail, desde que as primeiras versões de teste da versão 2.50 apareceram é sobre a abrangência da atualização, e se os usuários já acostumados com o 2.49 teriam dificuldade em se adaptar. A primeira coisa que posso dizer com certeza é que essa versão do Blender não deve estar pronta até o final do primeiro semestre de 2010. Apenas com o início do projeto Durian é que poderemos acompanhar uma evolução significativa dessa versão. Outro ponto importante é que muito do que você já sabe ou ainda vai aprender com o Blender até lá, poderá ser aproveitado no 2.50.

Para mostrar um pouco mais do desenvolvimento do Blender 2.50, hoje estou começando uma série de artigos que deve abordar as mudanças e alterações na interface e usabilidade do Blender 2.50. Mesmo correndo o risco de sofrer alterações ao longo do caminho, pelo software ainda estar em desenvolvimento, resolvi fazer essa pequena série que de tempos em tempos mostrará o que mudou em relação ao Blender.

O primeiro vídeo com a parte 1 das análises, faz uma abordagem geral da interface com a adição dos recursos de modelagem 3d ao Blender 2.50. Sim! Até pouco tempo atrás, as versões de teste não apresentavam opções de modelagem, agora já podemos acompanhar modelar em 3d!

Esse é o primeiro vídeo:

Como você pode acompanhar pelo vídeo, as versões de teste do Blender 2.50 agora apresentam opções para modelagem 3d. As opções são exatamente as mesmas que temos disponíveis na versão 2.49, com apenas algumas pequenas diferenças nos atalhos e comandos. O primeiro ponto a notar é que ao famoso atalho de teclado do Blender acionado pela barra de espaço, agora não estava funcionando, pelo menos nessa versão que usei. Mas, com o conjunto SHIFT+A ainda é possível acionado o Toolbox.

Outro ponto importante a ser notado é a reorganização dos painéis, assim como a distribuição das diversas ferramentas no Blender 3d. No vídeo é apresentada a localização de uma ferramenta muito usada no Blender, que são os botões Set Smooth e Set Solid. Esses botões podem suavizar ou deixar facetadas uma superfície e estão localizadas no painel Editing do Blender. Mas, no 2.50 essas ferramentas não estão mais no Object Data, que seria o painel equivalente.

Agora temos um menu separado, em que esse tipo de opção pode ser encontrada com outro nome. Mas, como descobrir a localização desse tipo de ferramenta? Para ajudar na localização dessas novas ferramentas, podemos usar uma caixa de busca localizada na parte superior da interface, ou então pela tecla de atalho CTRL+ESPAÇO.

Essas são algumas das opções apresentadas no vídeo. Nas próximas partes, ainda devo abordar outros aspectos da interface que ganhou melhorias e alterações em relação ao que já conhecíamos na série 2.49. A versão usada pare esse tutorial do Blender 2.50 pode ser copiada aqui (apenas windows).