A chamada modelagem poligonal é um dos tipos mais básicos de modelagem 3d e pode ser o fundamento para a criação de objetos 3d, por artistas iniciantes em praticamente todos os softwares especializados nesse tipo de conteúdo. Os softwares 3d oferecem ferramentas e opções que permitem trabalhar com a modelagem poligonal usando basicamente os mesmos princípios, que são baseados no uso de sólidos geométricos e na aplicação do famoso extrude. Sempre que começo um curso sobre modelagem 3d para pessoas que nunca trabalharam com esse processo de criação, recomendo guardar bem a palavra extrude, pois ela é uma ferramenta usada nas mais diversas aplicações.

Um excelente exemplo de como é possível fazer a modelagem 3d básica de uma casa estilizada usando o Cinema 4D e as suas ferramentas de modelagem poligonal é apresentada nos vídeos abaixo, em que podemos acompanhar a criação e manipulação de um conjunto de elementos como vértices, arestas e faces para a criação do modelo 3d.

Logo no início do vídeo podemos conferir o uso de um recurso controverso para a criação desse tipo de elemento 3d, que é um grande N-Gon que forma a base da casa. Essa base é então transformada em um objeto 3d com o comando extrude para depois receber mais modificações com diversos comandos de modelagem.

Apesar de resultar no modelo de uma casa em 3d extremamente simples, o vídeo é útil para demonstrar os procedimentos necessários para criar objetos em 3d usando técnicas de modelagem poligonal. A criação de elementos como janelas e detalhes da casa são adicionados usando opções e ferramentas de corte, disponíveis na maioria dos softwares 3d. O aprendizado das ferramentas é simples, mas como a pior parte é sempre a aplicação prática de cada uma das ferramentas, o vídeo pode passar dicas valiosas para usuários iniciantes.

Uma dessas ferramentas é a opção conhecida como Bridge, que faz a ligação entre duas arestas ou faces. Sempre que mostro a ferramenta isolada nas aulas de modelagem 3d, os alunos não conseguem contextualizar a sua aplicação prática no modelo. Com o vídeo o conceito é visto na prática e de maneira bem simples. De quebra ainda é possível aprender um pouco sobre o Cinema 4D e as suas ferramentas de modelagem poligonal.