O SketchUp é famoso pela sua atuação na criação de modelos 3d para visualização de projetos arquitetônicos, mas na verdade qualquer objeto que possa ser representado por figuras geométrica simples, pode ser criado sem maiores problemas com a ferramenta. Esse é o caso de veículos como tanques de guerra e objetos conceituais. Existem até alguns estúdios famosos como o Massive Black que usam o SketchUp como parte do seu processo de criação, para a elaboração de veículos. Se você quiser conferir o processo de criação deles, existem dois vídeos bem interessantes publicados pelo próprio estúdio no Youtube, mostrando como criar um conceito de tanque futurista.

A primeira parte do vídeo mostra o estudo do conceito pretendido com o modelo 3d, que é realizado no Photoshop. Essa é uma parte que vai exigir um pouco de imaginação para visualizar o modelo 3d, pois o artista responsável pelo conceito trabalhou com vistas ortogonais no Photoshop e não esboços em perspectiva, que é o procedimento normal.

No segundo vídeo já podemos acompanhar com mais detalhes a modelagem e criação do veículo no SketchUp.

Se você trabalha com modelagem 3d para jogos, deve considerar usar o SketchUp para algumas tarefas, devido a sua rapidez e facilidade em trabalhar com superfícies complexas baseadas em faces. Por exemplo, na criação de modelos 3d mecânicos que precisem de vários loops e arestas, para conseguir trabalhar com detalhes, o SketchUp apresenta a vantagem de funcionar com base no desenho das arestas em si. Com outras ferramentas é necessário trabalhar com o uso de ferramentas de corte e subdivisão para conseguir o mesmo resultado.

Nos meus projetos de modelagem que envolvem a criação de objetos mecânicos, o SketchUp já me ajudou várias vezes no estudo volumétrico do modelo 3d, para decidir o melhor caminho para conseguir em ferramentas de modelagem orgânica, como o Blender 3D. A vantagem é a velocidade com que um modelo 3d conceitual pode ser criado no SketchUp.

No final do segundo vídeo, o autor da demonstração finaliza a produção da imagem no Photoshop. Isso é compreensível, pois o SketchUp não apresenta muitas opções para criar o cenário usado na composição do veículo, sem mencionar os efeitos de fumaça e poeira adicionados no Photoshop.