O uso de vegetação e elementos naturais em modelos 3d é sempre um grande desafio para o artista responsável pela modelagem. A decisão de usar texturas para representar a vegetação pode literalmente salvar o desenvolvimento de um projeto, economizando recursos valiosos do computador na renderização e até mesmo na modelagem do cenário. Mas, em algumas situações não é possível usar texturas para simular vegetação e precisamos recorrer a modelagem de objetos 3d mesmo. Como as árvores e a maioria dos elementos naturais tem perfil orgânico e irregular, a sua modelagem é muito complicada. Por isso, o uso de ferramentas e artifícios automatizados para criar esse tipo de elemento é muito importante nessas horas.

Uma ferramenta extremamente poderosa para criar vegetação rasteira é o Ivy Generator, que pode ser copiado de maneira totalmente gratuita no endereço indicado, contando com versões para windows, mac e linux. O que o Ivy Generator faz? Uma pesquisa rápida no Google por imagens criadas com o Ivy Generator mostram diversos trabalhos criados com a ferramenta, que exporta e importar modelos 3d em formatos compatíveis com diversos softwares.

Se você quiser aprender como é possível integrar os modelos 3d criados no Ivy Generator com o Blender 3D e renderizar o material no YafaRay, o tutorial abaixo é uma excelente amostra de como isso pode ser feito usando o formato de arquivo OBJ.

Ivy generator and blender from ionee on Vimeo.

No tutorial podemos acompanhar a criação de uma cena simples que é a representação de um clássico ambiente de estúdio, em que o artista cria um fundo infinito e configura materiais e luzes no Blender 3D, para gerar o render no YafaRay.

Assim que tudo está criado, a cena é então exportada para o formato OBJ e importada no Ivy Generator. Lá é possível manipular os objetos das mais variadas maneiras e configurar as características da vegetação. O mais importante para a produtividade da modelagem é que o Ivy Generator faz absolutamente tudo em relação à criação da vegetação. Com os controles na parte esquerda da interface é possível trabalhar com diversos detalhes e ajustes da vegetação.

No final precisamos apenas exportar para um formato de arquivo que o Blender 3D reconheça, e ajustar os materiais e texturas para o YafaRay.