A maioria dos projetos que envolve visualização e renderização de ambientes, cenários ou produtos requer o esforço do artista para conseguir elaborar imagens com qualidade fotográfica. Isso demanda softwares com recursos avançados de iluminação global e também um bom hardware para conseguir gerar o render no tempo mais curto. Com todo esse aparato tecnológico pronto para receber pedidos de clientes com o mais alto grau de exigências, é até estranho receber pedidos de material com objetivo oposto. Essa semana um colega me solicitou o estudo para um projeto que envolva a criação de renderizações para arquitetura usando técnicas conhecidas conhecidas como NPR. No Blender 3D existe uma ferramenta que está sendo preparada para integração total com o software, chamado de Freestyle que nada mais é que um renderizador externo.

O Freestyle consegue gerar imagens estilizadas para diversos propósitos, sendo que existe um projeto para fazer a integração da ferramenta com o Blender. O que faz o projeto precisar usar um renderizador externo ou solução que já crie as imagens com o efeito NPR próximo a um desenho feito a mão livre, é que o mesmo será usado em animação. Caso não seja possível trabalhar com a saída no Blender, o orçamento necessário para o projeto vai passar do limite estipulado devido a necessidade de uma ferramenta de finalização como o After Effects ou outra.

Como a integração entre Blender 3D e Freestyle está inacabada, ainda é perigoso usar esse tipo de software em ambientes de produção. Depois de pesquisar nos meus favoritos, descobri dois tutoriais muito bons para o Blender que ensinam a gerar render do tipo NPR usando apenas o editor de nós para composição da ferramenta. Os tutoriais abordam exatamente o uso dessa técnica para visualização de projetos arquitetônicos!

render-estilizado-arquitetura-blender-3d.jpg

Os dois textos estão bem explicados e bem ilustrados, permitindo inclusive que seja possível fazer o download dos arquivos fonte usados para mostrar o tutorial.

São dois textos disponíveis:

Ambos os tutoriais podem ser usados em animação e deixam o processo de finalização das imagens muito rápido e eficiente, pois não é necessário ajustar parâmetros para a iluminação global ou outros elementos mais avançados. Se você trabalha com Blender 3d para produção de visualização em arquitetura, os tutoriais são muito importantes para gerar esse tipo de imagem sem o Freestyle.