Entre as diversas maneiras de apresentar um projeto que envolve apenas a modelagem de um objeto ou produto está a chamada renderização de estúdio. O objetivo nesse caso é mostrar o objeto 3d em um cenário com fundo infinito e boa iluminação para demonstrar apenas a forma do objeto sem a necessidade de inserir o mesmo em um contexto. Os profissionais e artistas que trabalham com visualização de objetos já devem conhecer esse tipo de configuração simples para cenas 3d, e devem ter um cenário pronto para apenas importar os modelos 3d e finalizar de maneira rápida seus projetos. No meu caso, tenho cenas com ambiente de estúdio configurados no Blender 3D, YafaRay ou LuxRender.

Dessa forma, sempre que for necessário mostrar a modelagem de um objeto ou produto, basta fazer um Append da cena e posicionar os objetos.

Caso você não saiba como criar esse tipo de cena usando o Blender 3D e o YafaRay, um tutorial muito interessante e detalhado foi publicado no próprio web site do YafaRay, mostrando como configurar o render em cenas de estúdio.

studiosetupYafaRay-Blender-3d-design-produtos.jpg

O procedimento é relativamente simples e evolve apenas a criação de um plano de fundo infinito e o ajuste da iluminação usando luzes do tipo Area do Blender. Essas luzes conseguem gerar iluminação difusa de qualidade de maneira muito semelhante ao que acontece em ambientes de estúdio reais.

O tutorial vai um pouco mais além do que simplesmente explicar o procedimento para configurar a cena, e mostra várias opções para melhorar a iluminação e as reflexões nos objetos com materiais como vidro e plásticos, usando técnicas mais sofisticadas de render como a adição de mapas HDRI para renderizar a cena.

Esse material é útil para qualquer artista 3d, mesmo que você trabalhe em áreas como a visualização de projetos arquitetônicos, a modelagem de uma peça de mobiliário pode ser representada usando esse tipo de cena, ajudando na visualização e avaliação do modelo em cenas reais. Em termos de animação de personagens, podemos apresentar testes de modelagem dos mais variados tipos, sempre buscando mostrar o modelo 3d por completo. É o tipo de cane que deveria ser ensinada para todos os artistas 3D.