Clicky

Tutorial SketchUp: Modelagem de terrenos usando curvas de nível

Compartilhe o artigo!

A modelagem de projetos e cenários é abordada em vários tutoriais que na maioria das vezes apenas mostram como criar as edificações que fazem parte do projeto. Esse é um passo fundamental para qualquer projeto, mas a criação de outro elemento importante nesse tipo de projeto é freqüentemente negligenciada, que é a modelagem dos terrenos. A criação de terrenos em 3d envolve o uso de um elemento comum na topografia que são as curvas de nível, fundamentais para determinar as inclinações e posições no espaço de um terreno. Um projeto que mostra uma edificação nuca está completo se não mostrar como as curvas se comportam.

Existem diversas técnicas e ferramentas para criar esse tipo de geometria, sendo que alguns softwares como o 3ds Max disponibilizam ferramentas chamadas Terrain, especializadas em produzir esse tipo de superfície. No SketchUp o processo de criação dos terrenos é extremamente simples de realizar e pode funcionar muito bem como exercício, para a criação de terrenos com topografia mais complexa.

O tutorial abaixo é um excelente exemplo de como um terreno pode ser criado, com base em curvas de nível bem simples.

No tutorial o autor cria uma base que será usada para desenhar as curvas de nível sobre uma forma semelhante a um cubo achatado. No SketchUp a criação e desenho das curvas é extremamente simples, precisando apenas de uma das ferramentas de desenho como o lápis para que o artista possa delimitar na sua superfície os contornos. Depois que as curvas estiverem marcadas e os contornos definidos, basta acionar o Push/Pull do Sketchup para definir as cotas de cada curva.

A última parte do tutorial ainda mostra a criação e posicionamento de algumas edificações simples sobre a plataforma do terreno. Em outras ferramentas 3d é necessário trabalhar com opções que conectam Splines entre si para criar a superfície do terreno, o que não é necessário no SketchUp.

Se você quiser tentar usar a opção do 3ds Max, a ferramenta para criar terrenos está localizada no painel de criação na área Geometry e no sub menu Compound Objects. Mas, nesse caso será necessário criar algumas splines para definir as curvas de nível do terreno antes de usar a ferramenta.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. thay 25/02/2011 em 12:25 am

    queria um video q me deixa se um pouco mais dentro do assunto se tiver me mandem por favor!!

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.