A modelagem de alguns elementos presentes em projetos para arquitetura pode ser uma tarefa tediosa, mesmo quando temos disponíveis opções de criação intuitivas como as do SketchUp. Um desses elementos que demanda grandes doses de paciência são as esquadrias, que podem ser um verdadeiro desafio para qualquer artista. Para criar esses objetos é necessário fazer cálculos e ajustar a escala dos modelos, para encaixar os elementos no vão e aberturas necessárias do projeto. Esse processo de criação fica muito mais simplificado no SketchUp com o uso de um plugin gratuito chamado Lattice-izer que consegue criar esquadrias com base na seleção de planos e linhas.

O funcionamento do plugin é realmente simples e os resultados aparecem com poucos cliques de mouse. Aproveitando o feriado da independência, gravei um vídeo explicando o funcionamento dessa ferramenta.

Como deve ter ficado evidente pelo exemplo mostrado no vídeo, com o plugin é possível usar as facilidades de modelagem do SketchUp ara criar esquadrias e janelas de vidro apenas com alguns cliques de mouse. Caso você queira fazer o download da ferramenta que é gratuita, visite o web site do Lattice-izer para SketchUp.

Caso você tenha tido dificuldades em entender o procedimento usado no vídeo ou não tenha acesso ao vídeo, para usar o plugin precisamos seguir os seguintes passos:

  1. Com o plugin devidamente instalado na pasta de plugins do Sketchup, abra o software e e comece um novo projeto;
  2. Crie uma nova maquete e delimite a área necessária para uma janela ou esquadria usando linhas;
  3. Selecione todos os planos e linhas e converta os elementos em um grupo;
  4. Use o Lattice-izer para converter e configurar a maneira com que a esquadria deve ser representada.

O mais interessante dessa ferramenta é que podemos aproveitar a sua facilidade em criar esse tipo de elemento 3d e exportar os modelos para softwares como o Blender 3D. Muitos artistas acabam usando o Blender 3D como ponte para renderizar projetos modelados no SketchUp, mas que devem ser renderizados em ferramentas como o YafaRay ou LuxRender. Para abrir os modelos 3d criados no SketchUp no Blender 3D é necessário exportar o modelo no SketchUp no formato KMZ.

O formato KMZ na verdade é um arquivo ZIP, que pode ser renomeado e assim podemos extrair o arquivo com extensão DAE. Esse é um modelo 3d no formato COLLADA que pode ser importado no Blender 3D. O único problema é que os modelos provenientes do SketchUp, geralmente são formados por faces triangulares.