Desde o início de Agosto voltei a ministrar aulas de 3ds Max, em um curso destinado a visualização de projetos arquitetônicos aqui em Recife. O curso serviu para que pudesse revisar o meu material de aula e alguns dos exercícios que uso em sala. Como tenho acesso a um 3ds Max mais recente no local em que o curso está sendo ministrado, posso escrever sobre alguns tópicos próprios do 3ds Max. Um dos plugins que sempre gosto de mostrar para pessoas interessadas em trabalhar com arquitetura é o Greeble do 3ds Max, que funciona de maneira muito semelhante ao Discombobulator do Blender 3D.

O objetivo principal dessa ferramenta é simular as placas e painéis existentes em superfícies mecânicas, como naves e outros elementos. Mas, assim como acontece com o Discombobulator é possível adaptar os parâmetros para criar paisagens urbanas. Se você quiser usar o plugin é necessário visitar a página do Greeble para o 3ds Max e fazer o download da versão apropriada para o seu Max.

O arquivo copiado do web site é um zip que deve ser extraído para uma pasta no seu computador. Dentro do 3ds Max, abra o menu Customize e escolha a opção Plug-in Manager… para instalar a ferramenta.

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-01.png

Clique com o botão direito do mouse sobre a janela que vai aparecer e escolha a opção “Load New Plug-in…”.

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-02.png

Para aplicar a ferramenta em um objeto, podemos criar um plano com boa quantidade de subdivisões e aplicar o Greeble no objeto.

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-03.png

Agora o Greeble estará disponível como um modificador.

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-04.png

Esses são os parâmetros de configuração do Greeble, em que podemos ajusta os valores da altura máxima e mínima dos elementos criados, assim como o tipo de geometria que será gerada com os ícones disponíveis na parte superior da ferramenta.

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-05.png

Repare como o cenário criado sobre o plano lembra uma paisagem urbana com vários prédios e elementos que podem muito bem participar de animações e composições. Se você quiser criar ruas ou outros elementos urbanos, basta remover algumas faces do plano e aplicar o Greeble apenas nas áreas que devem ser modificadas.

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-06.png

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-07.png

Para deixar a visualização ainda mais real, basta renderizar a cena com o uso do sistema de Daylight do Mental Ray e um mr Physical Sky, e o resultado é esse:

3ds-max-paisagem-urbana-modelagem-3d-08.png

Em outro artigo explico como configurar o Daylight do Mental Ray, pois isso também é assunto do curso.