Os softwares gráficos 2d e as ferramentas especializadas em modelagem compartilham algumas opções, como o uso do grid para conseguir posicionar objetos com bom nível de precisão no papel ou no espaço 3d. Entre as opções comuns entre essas ferramentas, uma das mais usadas e necessárias para organizar cenas em 3d é a especializada no alinhamento dos modelos 3d. Por exemplo, imagine que você está trabalhando na criação de uma cena em 3d com o uso de vários móveis em 3d, que precisam estar perfeitamente alinhados um com o outro. Mas, ao importar os modelos 3d você acabou deslocando os modelos de maneira aleatória e sem usar qualquer opção de snap.

No Blender 3D, esse tipo de situação pode ser remediada com o uso de um script extremamente útil chamado de Alignit. A ferramenta pode ser copiada nesse endereço, sendo de extrema importância para artistas especializados na produção de modelos 3d para arquitetura, pois permite organizar modelos 3d na 3d View usando apenas outros objetos como referência. O script pode ser acionado dentro de uma janela de texto do Blender 3D (Text Window), em que abrimos o texto e pressionamos a tecla ALT+P para executar o código.

tutorial-blender3d-alinhar-objetos-3d-01.jpg

A interface é bem simples e precisamos apenas entender a nomenclatura com que o script usa os objetos selecionados para aplicar nos projetos. Existem duas regras básicas que são:

  • Todos os objetos são alinhados usando como referência o último que foi selecionado;
  • Os objetos são alinhados com base na menor coordenada em X, Y ou Z. No menu do script é possível visualizar essa opção com os botões +X ou -X.
  • A forma usada para alinhar os objetos é um cubo (bounding box), independente da forma dos objetos selecionados.

O exemplo abaixo ilustra bem o funcionamento da ferramenta, que é usada para alinhar os modelos 3d de diversas cadeiras. Depois de selecionar todas as cadeiras e escolher uma delas que será usada para alinhar as outras, que deve ser selecionada por último.

tutorial-blender3d-alinhar-objetos-3d-02.jpg

tutorial-blender3d-alinhar-objetos-3d-03.jpg

Usamos a opção disponível no botão +Y to +Y para que os objetos sejam alinhados usando a maior coordenada em Y para a cadeira de referência. Isso faz com que a extremidade frontal da cadeira seja usada para o alinhamento, pois é a parte mais próxima na direção positiva do eixo Y.

tutorial-blender3d-alinhar-objetos-3d-04.jpg

Ao pressionar o botão, o resultado é o alinhamento das cadeiras com base no modelo de referência.

tutorial-blender3d-alinhar-objetos-3d-05.jpg

Se você é usuário do Blender 3D e já precisou realizar esse tipo de operação e sentiu falta de uma ferramenta como essa, esse script vai ajudar bastante.