O uso de ferramentas como o boolean para modelagem 3d de objetos complexos nunca é recomendado, pois o resultado final sempre é uma malha 3d repleta de faces triangulares, que para qualquer artista 3d é sinônimo de problemas na manipulação do modelo 3d. Com faces triangulares no modelo 3d, fica complicado selecionar e trabalhar com modelagem poligonal. Por exemplo, uma face triangular que cruza a área de uma face impede a seleção e trabalho com edge loops. Em ferramentas 3d como o 3ds Max é possível usar variações mais avançadas das operações booleanas, como o ProBoolean que está localizado no painel Compound Objects junto com Scatter e Loft.

Essa é uma versão mais avançada e melhorada do tradicional Boolean, que também está nesse mesmo painel. Entre as vantagens do Proboolean está a possibilidade de aplicar as operações em múltiplos objetos ao mesmo tempo, coisa que não podemos fazer com o boolean. Outra vantagem da ferramenta é a possibilidade de configurar o ProBoolean para que gere apenas faces quadradas. Isso minimiza os defeitos gerados pelas faces triangulares no modelo 3d. Essas opções estão disponíveis na aba Advanced do ProBoolean, que é perfeito para trabalhar com operações de modelagem complexa, como a manipulação de superfícies com topologia esférica ou circular.

Caso você nunca tenha usado ou visto o Proboolean do 3ds Max aplicado em projetos de modelagem, o vídeo abaixo é um excelente exemplo da utilidade dessa ferramenta. O projeto envolve a modelagem de uma fechadura, que deve apresentar uma abertura complexa para o encaixe da chave.

Para conseguir fazer esse tipo de modelagem o artista desenha a forma do orifício em que a chave deve ser encaixada, cria um sólido e com o ProBoolean faz a subtração do volume. Repare que esse tipo de modelagem executada no tutorial é extremamente difícil de conseguir usando outras técnicas, mesmo com a subdivisão ou opções de modelagem poligonal, seria muito complicado criar o orifício da chave em uma superfície plana.

Esse é apenas um exemplo de como o ProBoolean pode ao mesmo tempo ser útil para a modelagem 3d no 3ds Max, sem prejudicar a tipologia final do objeto 3d.