A criação de grama em 3d sempre é um problema para o mais habilidoso dos artistas 3d, pela natureza complexa do objeto em si e também a dificuldade em conseguir adequar as soluções propostas, com o ângulo da câmera e também com a iluminação do cenário 3d. Hoje em dia, a solução mais usada é o instânciamento de objetos diretamente no render. Se você tem ferramentas como o V-Ray Scatter, pode aproveitar desses recursos para reduzir o carregamento do computador no render e usar geometria para representar a grama. Outra opção é usar texturas para representar a grama, usando uma técnica bem conhecida da maioria dos artistas 3d, que é a organização de diversos planos sobre uma superfície, com texturas representado grama. Claro que as texturas possuem canal alpha, para fazer com que as folhas da grama fiquem transparentes na parte superior.

A textura resolve o problema na maioria dos casos, mas é muito melhor usar geometria para representar grama. Se você é usuário do Blender 3D e quer renderizar as suas cenas usando o LuxRender, existe um bloco de grama muito interessante, publicado nos fóruns de usuários do LuxRender. O download do bloco pode ser feito no link indicado.

blender3d-bloco-grama-download.jpg

Ao abrir o arquivo que está compactado você vai encontrar um arquivo do Blender outro que representa a textura aplicada na grama. É um pequeno bloco que representa grama usando geometria. Apesar de ser um bloco extremamente pesado de usar para grandes superfícies, o modelo 3d é útil quando é necessário trabalhar com grama em pequenos espaços e jardins. Principalmente quando o enquadramento da câmera chegar muito perto da superfície da grama.

Só para ter uma idéia de como o arquivo pode ficar pesado ao usar esse tipo de recurso, apenas um pequeno bloco de grama criado com um modificador Array, usando 12 cópias nos eixos X e Y respectivamente, resultou na criação de um arquivo com 4 MB. Isso é apenas a grama, fora a geometria necessária para representar outras partes do projeto.

Nesse projeto publicado nos fóruns do LuxRender, podemos conferir um projeto de visualização para arquitetura que usa o bloco para criar grama. O resultado é muito bom.