Ontem comentei sobre duas técnicas poderosas de modelagem para o 3ds Max e o Blender 3D que permitem criar estruturas baseadas apenas em linhas 2d. No 3ds Max essa ferramenta se chama Loft e no Blender 3D o comando é conhecido pela propriedade BevOb das curvas. Para modelagem de objetos como sancas de gesso para arquitetura, ou outros objetos que podem ser definidos por perfis 2d, são as melhores opções em ambas as ferramentas. Existem outras opções em softwares como o SketchUp para trabalhar a mesma modelagem? Claro que sim! Em algumas situações é necessário recorrer a plugins ou scripts, como é o caso do plugin também chamado Loft para o SketchUp.

O plugin Loft para o SketchUp ainda está em desenvolvimento, mas já pode ser copiado de maneira totalmente gratuita nesse endereço. A ferramenta funciona de maneira muito semelhante ao Loft do 3ds Max e o BevOb do Blender 3D, com a diferença de não necessitar de linhas guia para conectar curvas 2d. O plugin ainda está em desenvolvimento, apresentando tanto limitações como pequenos problemas na composição dos objetos, mas já pode ajudar na criação de modelos 3d mais complexos.

tutorial-sketchup-modelagem-3d-loft.jpg

O procedimento para usar a ferramenta é bem simples:

  1. Acione a ferramenta Loft
  2. Selecione duas curvas com exatamente o mesmo número de segmentos. A ordem em que as linhas são selecionadas determina como as ligações devem ser feitas entre os objetos.
  3. Pressione ENTER para escolher o número de subdivisões criadas para fazer a ligação entre as curvas.

No link indicado para fazer o download do plugin é possível encontrar um vídeo de demonstração.

Se tivéssemos a opção de usar uma linha para guiar a ligação entre os objetos, o plugin seria muito mais semelhante ao Loft do 3ds Max. Nesse caso ele se assemelha muito mais ao Ruled Surface do AutoCAD. Se você já usou o AutoCAD para modelagem 3d, deve ter usado o comando RULESURF, que faz a ligação entre diferentes linhas usando uma superfície.

Para os artistas 3d que usam o SketchUp, esse plugin Loft é uma excelente opção para trabalhar com modelagem 3d orgânica, ou que possa ser totalmente construída usando perfis 2D. As opções do Blender 3D e 3ds Max são muito mais poderosas, mas com o tempo o plugin do SketchUp deve ficar mais flexível e possibilitar o uso de caminhos na modelagem.