As maneiras de criar terrenos em 3d para projetos de visualização para arquitetura ou cenários virtuais. A maneira mais simples de modelar mesmo o terreno é usando curvas de nível e associar opções de modelagem baseada em superfície para conectar as curvas. Mas, será que não existe nenhum tipo de técnica que deixe o processo mais rápido? Uma das opções para conseguir criar esse tipo de modelagem usando apenas texturas é com mapas de displacement. Esse é um tipo de mapa usado em texturas de objetos 3d, que permite deslocar os vértices de um modelo 3d com base apenas em texturas em escala de cinza. O processo é bem parecido com o famoso mapa de Bump, mas com a diferença de gerar geometria real, o que permite usar a textura como ferramenta de modelagem mesmo.

O SketchUp possui um plugin muito interessante que pode gerar mapas de displacement prontos para uso em softwares como o 3ds Max, Blender 3D, Maya ou qualquer outro que suporte esse tipo de textura. Caso você queira fazer o download de um guia para modelar terrenos usando essa técnica no SketchUp, visite o endereço indicado. O tutorial foi publicado nos fóruns do Sketchupeducation, com o objetivo de mostrar como é possível usar um plugin do SketchUp chamado Color by Z.

modelagem-3d-terrenos-sketchup-3dsmax.jpg

Para conseguir gerar esse tipo de efeito, devemos importar para o SketchUp um arquivo de CAD contendo algumas das linhas usadas para as curvas de nível do terreno. Caso você não tenha esse tipo de desenho em vetor, pode até mesmo ser uma imagem que sirva de referência para criação das linhas no próprio SketchUp.

Depois de criar as curvas de nível, selecione as faces criadas pelas curvas e usando a ferramenta Push/Pull do SketchUp, desloque os planos para seus determinados níveis no eixo Z. O terreno deve ser efetivamente modelado usando apenas os níveis das curvas. Assim que tudo estiver no seu devido nível, acione o Smooth do SketchUp localizado no Sandbox. Ele fará com que as curvas se misturem e criem uma superfície mais suave.

Com as curvas suavizadas, podemos usar o plugin Color by Z que adiciona gradientes de cor para os objetos mais altos e baixos de um modelo 3d. As informações de como conseguir fazer o download do plugin estão no PDF que pode ser copiado no link indicado no início do arquivo. O resultado desse plugin é uma imagem em escala de cinza representando os diferentes níveis do objeto.

Assim que essa textura estiver criada, basta abrir o seu software 3d preferido e selecionar um modelo 3d com boa quantidade de subdivisões, para receber o mapa de displacement. No caso do tutorial apresentado no exemplo, o autor usou o 3ds Max para o projeto, mas qualquer ferramenta 3d que suporte mapas de displacement pode receber a textura.