Os projetos desenvolvidos como parte do Google Summer of Code e que envolvem o Blender 3D, sempre tem como objetivo melhorar a ferramenta de alguma maneira, ou adicionar novos recursos. Um desses projetos ainda está sendo desenvolvido e fez parte do SoC 2008. A integração entre o Blender 3D e o renderizador FreeStyle ainda não está completa, mas podemos fazer o download de diversas versões de testes que já permitem renderizar imagens estilizadas. O FreeStyle é o oposto dos renderizadores externos que estamos acostumados a usar para render realista, pois o seu objetivo é criar imagens estilizadas.

Agora o projeto está sendo adaptado para o Blender 3d 2.50 e já pode ser testado em algumas versões experimentais disponíveis no graphicall.org. Caso você também queira fazer um teste, resolvi fazer um pequeno tutorial mostrando como funciona a configuração do FreeStyle no Blender 2.50. A cena usada para esse tutorial pode ser visualizada na imagem abaixo. A versão que usei para esse tutorial pode ser copiada aqui.

render-estilizado-arquitetura-blender-250-freestyle-01

Como você pode ver, a cena é bem simples e seu objetivo é apenas ajudar no tutorial.

O FreeStyle foi adicionado ao Blender como sendo um layer de renderização, por isso o segredo para acionar essa opção está no painel de renderização e no Render Layers. Lá encontramos a opção de habilitar o render com o FreeStyle. Mas, além de habilitar o render com o FreeStyle é necessário adicionar algum estilo de renderização que determina a aparência das linhas. Isso é feito acionando o botão Add Style Module ainda na área de configuração dos layers de renderização. Depois que adicionamos um estilo de render é necessário escolher entre diversos arquivos de estilo que já acompanham essa versão de teste.

render-estilizado-arquitetura-blender-250-freestyle-02

O último passo é adicionar o FreeStyle na parte de Post Processing do Blender, ainda no painel de renderização.

render-estilizado-arquitetura-blender-250-freestyle-03

Pronto! Agora basta acionar a renderização e visualizar a imagem renderizada com linhas estilizadas.

render-estilizado-arquitetura-blender-250-freestyle-04

O resultado é algo completamente oposto que estamos acostumados com renderizadores especializados em Raytracing como o LuxRender, YafaRay ou Indigo. Mas para fins de apresentação, alguns projetos podem se beneficiar desse tipo de recurso. Outra opção interessante é a animação usando render estilizado, como mostra esse exemplo que consegui gerar usando essa versão do Blender. Foram apenas 10 frames renderizados, pois todas as vezes que tentava passar disso o Blender travava (Lembre que essa é uma versão experimental).

Agora é só esperar que o projeto seja concluído e adicionando ao Blender 2.50. Afinal de contas, ele já está em desenvolvimento desde a metade de 2008.