O terceiro open movie que por enquanto é identificado apenas como projeto Durian, já tem alguns testes de animação publicados pela equipe responsável. O projeto Durian é uma iniciativa do Instituto Blender para promover o desenvolvimento do Blender 3d e produzir material de alta qualidade e mostrar o potencial do Blender, nas mãos de profissionais e artistas de alto nível. Esses projetos potencializam muito o desenvolvimento do Blender 3d, adicionando novas ferramentas e funções específicas para cada um dos projetos. Nesse caso, o Durian está sendo usado para impulsionar o desenvolvimento do Blender 2.50, sendo que o mesmo só deve estar finalizado quando a animação produzida pela equipe estiver concluída, aproximadamente na metade de 2010.

Os primeiros testes de animação estão sendo exibidos durante a conferência Blender 2009, que está acontecendo essa semana em Amsterdã. Os vídeos ainda não mostram os personagens da animação, mas podemos acompanhar a dinâmica da animação que será usada no projeto. Caso você não lembre, o Durian tem como objetivo produzir uma animação épica, envolvendo lutas entre personagens e animação de multidões.

Sintel fighting animation test from Project Durian on Vimeo.

Progress: Sintel fighting animation test from Project Durian on Vimeo.

No artigo em que o artista responsável pelos testes de animação, podemos acompanhar o seu depoimento em relação às dificuldades na produção desses testes, inclusive com uma dica valiosa que ele aprendeu com ninguém menos que Keith Lango, animador da ILM. Um dos testes apresenta o personagem sem as pernas, o que a princípio é encarado como um defeito na animação é na verdade uma técnica para direcionar o foco para a dinâmica do personagem.

O texto em que o artista comenta a experiência de produzir uma animação usando versões experimentais do Blender 3d 2.50, mostra bem as razões para ter cuidado com esse tipo de versão. Em várias ocasiões o artista teve que lidar com perda de dados e erros, que atrapalharam muito o desenvolvimento do projeto.

Além dos depoiomentos e comentários sobre a produção desses poucos segundos de animação, que mostram a luta entre dois personagens, podemos fazer o download dos arquivos .blend usados. Mas, é necessária uma versão de testes do Blender 2.50 para abrir e visualizar o material.

Se você quiser ajudar o projeto Durian, e conseqüentemente o desenvolvimento do Blender 2.50, ainda é possível fazer a pré-compra do DVD da animação, que virá repleto de material educacional e os arquivos fonte usados no projeto, para que você possa estudar a maneira com que tudo foi criado. Quem comprou antes de setembro, assim como eu, terá o nome adicionado aos créditos do projeto.