A revista gratuita sobre artes digitais e computação gráfica 3d ganhou mais um número essa semana, mostrando novamente artigos e tutoriais sobre softwares 3d e a relação da arte com a computação gráfica. Essa revista é a RenderOut! que para alguns é uma excelente opção de informação, pois a revista em si é escrita toda em espanhol. Como boa parte do material relacionado a revistas nesse formato é escrita em língua inglesa, a opção do espanhol geralmente agrada as pessoas que torcem o nariz para material escrito inglês. O número 12 da revista está um pouco mais curto que o habitual, ficando com menos de 100 páginas, mas ainda assim com excelente conteúdo.

Como é costume quando esse tipo de publicação é lançada, resolvi fazer um pequeno sumário com os artigos e tutoriais disponíveis na revista. Assim você pode avaliar se vale fazer o download.

revista-gratuita-download-renderout-12.jpg

Essa é a lista:

  • Produzindo “À Espera”: O primeiro artigo aborda o processo de criação para uma imagem extremamente realista de uma criança sentada em uma cadeira. A cena foi totalmente produzida no LightWave 3D, sendo um ótimo exemplo de hiper-realismo.
  • Animação 3D no século XXI: O artigo faz um análise dos últimos avanços na animação 3d com projetos da Pixar e outros estúdios, e claro da revolução tecnológica prometida com filme Avatar.
  • Entrevista com Luis Pages: O pessoal da revista conversou com esse talentoso artista 3d da Venezuela, que já participou de equipes profissionais e projetos como Era do Gelo, Harry Porter e ajudou em Avatar.
  • Produzindo “Arquitetura Mediterrânea”: Tutorial voltado para artistas interessados em visualização de projetos arquitetônicos com o Maya. Mostra a criação de arquitetura clássica.
  • A simbologia na arte: Esse artigo faz a ligação entre os diversos símbolos e a sua relação com a arte, como o uso de runas e outros elementos.
  • Entrevista com estúdio Lightrender: Aqui temos um dos melhores artigos da revista, que conversa com o responsável por um grande estúdio de visualização espanhol, perguntando sobre as dificuldades para começar e os segredos da profissão. Imperdível para arquitetos e outros interessados em visualização.
  • Produzindo “Red Hulk”: Tutorial que mostra como criar um personagem semelhante ao Hulk, usando o 3ds Max e ZBrush.
  • História do cinema – Akira: Mais um artigo sobre a história da animação, dessa fez fazendo alusão ao clássico anime Akira.
  • Como escolher cursos de computação gráfica 3D?: Para encerrar a revista, um artigo que dá dicas para escolher um bom curso de computação gráfica.

Caso você tenha interesse em fazer o download gratuito da revista, visite esse endereço para copiar a edição de número 12 e também os números anteriores.