Entre as mais diversas ferramentas de modelagem 3d, posso destacar como sendo a mais simples e intuitiva para usuários iniciantes o SketchUp. Mesmo sendo claramente direcionado para o mercado de visualização de projetos arquitetônicos, podemos encontrar diversos exemplos da aplicação do SketchUp em áreas como a modelagem mecânica e o design de cenários para jogos. Isso se deve ao fato do SketchUp ser extremamente simples de modelar e na sua versão PRO, permitir que os modelos 3d sejam exportados para softwares como 3ds Max, Blender 3D e outros para acabamento e animação.

Na semana passada, encontrei dois links muito interessantes para artistas 3d que gostariam de tentar trabalhar com modelagem de veículos e naves, voltadas para projetos de ficção científica. Ambos usam o SketchUp como base para criação do modelo 3d e resultam na criação de modelos muito detalhados, mas que não são tecnicamente difíceis de criar.

tutorial-sketchup-modelagem-veiculos-naves-mecanica

Os dois tutoriais de modelagem estão em russo, mas nada que uma ajuda do Google Translator não possa resolver. Esses são os links para os dois tutoriais:

A tradução só não consegue alterar os textos presentes nas imagens, mas isso não atrapalha em nada o processo. O mais interessante de perceber ao visitar os dois tutoriais é que os autores usam técnicas muito parecidas para criar seus projetos. Ambos começam com imagens de referência posicionadas no ambiente de modelagem do SketchUp, para depois trabalhar com o desenho dos contornos e modelagem dos objetos. Outra coisa interessante é que podemos perceber que os modelos 3d das naves parecem complicados de produzir, quando na verdade são apenas trabalhosos. É um processo que exige muita repetição, para que pequenos detalhes e elementos sejam posicionados no modelo 3d.

No final, ainda é necessário gerar uma imagem para que os modelos 3d recebem o tratamento da pós-produção que é feita em softwares como o Photoshop.

Esse é um excelente exemplo para os artistas que estão usando o SketchUp apenas para trabalhar com modelagem para arquitetura, mostrando que é possível produzir conteúdos bem diferentes com um pouco de criatividade e intuição do artista 3d.