Por muito temo o uso de elementos como pelos e cabelo em personagens 3d foi motivo para pânico entre artistas e supervisores técnicos, pois as técnicas e ferramentas disponíveis para reproduzir esse tipo de elementos em softwares 3d eram complicadas e demandavam grande quantidade de trabalho manual. Hoje a coisa está bem mais desenvolvida e existem softwares e plugins especializados nesse tipo de simulação. Ainda assim, a configuração correta de cabelos que possam reagir a interações físicas como vento e colisões com outros objetos é um pouco trabalhosa de conseguir. Mas, se a configuração de cabelos e pelos é difícil, imagine ter que trabalhar com personagens como aves e as suas centenas de penas? Sim, adicionar penas em personagens 3d é ainda mais complicado pela sua dinâmica de funcionamento.

Por exemplo, para os usuários do Softimage XSI existe um excelente plugin que não é gratuito e ajuda muito na execução de animações com personagens com penas. Ele adiciona elementos extremamente complexos aos personagens, como reações aos movimentos realizados pelo personagem. O nome do plugin é mbFeatherTools que é uma ferramenta paga para o Softimage. Mais informações sobre a ferramenta, caso você tenha interesse, podem ser encontradas nesse endereço. Está curioso para ver como funciona o plugin? O vídeo abaixo mostra um pouco do seu funcionamento:

Applying feathers to a bird – mbFeatherTools from Michael Buettner on Vimeo.

Para os usuários do 3ds Max que queiram experimentar a mesma técnica, mas usando truques e artifícios aplicados em ferramentas como o sistema de cabelos do 3ds Max, encontrei um tutorial publicado no início dessa semana que mostra de maneira detalhada o processo de configuração de penas em personagens, para gerar efeitos e dinâmica como as exibidas no vídeo abaixo.

O mais interessante desse tutorial é que o autor deixa claro no início do texto que o desenvolvimento do texto foi inspirado pelo lançamento desse plugin para o Softimage XSI, que como já foi comentado no texto é pago. Para mostrar como é possível criar esse tipo de simulação usando apenas as ferramentas padrão do 3ds Max, o autor do tutorial acabou criando esse excelente guia. O tutorial sobre configuração de penas com o 3ds Max pode ser conferido nesse endereço. Se você não gosta de material em inglês, logo na parte inferior do texto existe uma versão em espanhol do mesmo tutorial.