Na construção de modelos 3d para arquitetura usando ferramentas de modelagem tradicionais, as paredes e parte estrutural são relativamente fáceis de criar. Mas, em termos de adaptação e complexidade nada ganha da modelagem de telhados. Esses planos inclinados são complexos de criar e também de modelar. No desenho técnico usando softwares como o AutoCAD, é necessário tomar diversos cuidados para não criar telhados e coberturas que possam realmente ser executados em obra. Por exemplo, o cálculo da inclinação dos telhados que é sempre feito em porcentagem e não em valores angulares deixa muita gente confusa.

Existem opções que ajudam a criar esse tipo de geometria, desde as mais sofisticadas como mostrei aqui no blog na semana passada com o ArchiCAD e suas opções especializadas nessa tarefa, ou mesmo com o SketchUp que apesar de ser simples pode oferecer algumas pequenas surpresas com plugins especializados na criação de telhados. Um desses plugins se chama Roof e permite criar tipos diferentes de telhados e coberturas apenas com alguns cliques de mouse.

Para fazer o download do plugin Roof para SketchUp, visite esse endereço que leva até os fóruns do SketchUcation. É necessário se registrar para conseguir fazer o download do plugin.

tutorial-sketchup-modelagem-telhados

A instalação do Plugin é bem simples e consiste apenas na cópia do arquivo para a pasta de plugins do SketchUp, depois uma opção chamada “Roof…” aparece na pasta de plugins do SketchUp.

Entre as diversas maneiras de criar um telhado está a simples seleção de um plano, que ao ser selecionado pelo usuário pode determinar a área do telhado. Basta selecionar esse plano escolher um dos três primeiros tipos de telhados disponíveis. A seleção pode inclusive abranger o uso de telhados com bordas em arco, que o plugin consegue elaborar a solução rapidamente.

A única deficiência do plugin é que o mesmo não faz a simulação da estrutura do telhado, apenas da cobertura sem previsão de madeiramento ou posição das tesouras que sustentam o telhado. A utilidade da ferramenta está mais relacionada com a aceleração da modelagem dessa estrutura que trabalhosa de criar, devido aos seus planos inclinados e adaptação as paredes. Mesmo para o SketchUp e sua facilidade na modelagem 3d, esse plugin se faz muito útil.

Assim que tiver mais tempo, crio um tutorial detalhado sobre a sua utilização.