Uma das perguntas que mais recebo dos meus alunos é sobre cursos e material avançado em diversos softwares 3d. Qual o próximo passo para conseguir trabalhar com tópicos avançados em softwares 3d? Seria a criação de modelos 3d mais complexos? Na verdade, o que muitos consideram como conhecimento avançado nesses softwares, inclusive as empresas e estúdios de produção, é a possibilidade de trabalhar com a criação de rotinas e pequenos softwares para automatizar tarefas nos softwares 3d. Esse tipo de recurso é muito procurado em empresas de pequeno e médio porte. Imagine poder oferecer no seu currículo a possibilidade de desenvolver ferramentas e scripts específicos para resolver problemas que demorariam várias horas usando as opções padrão dos softwares? Qualquer empresa ou estúdio ficaria muito feliz em ter um artista com essas habilidades no seu quadro de colaboradores.

Já falei e indiquei aqui no blog diversos recursos para aprender MAXScript, Python e MEL. Mas, ainda não tinha recomendado nenhuma ferramenta para aprender Ruby aplicado ao SketchUp. Assim como acontece com outras ferramentas 3d, o SketchUp pode aproveitar a linguagem Ruby para automatizar tarefas e criar ferramentas personalizadas. A maioria dos plugins e scripts que recomendo aqui no Blog são criadas usando Ruby.

Caso você queira começar a criar seus próprios scripts, recomendo fazer o download de um outro Script chamado de WebConsole. Ele permite digitar os scripts diretamente no SketchUp, salvar e carregar versões diferentes desses scripts para testar. A interface é bem simples como mostra imagem abaixo:

tutorial-avancado-sketchup-script-webconsole.png

Como funciona esse script? Como ele pode me ajudar?

Se você é usuário do SketchUp e quer começar a trabalhar com ferramentas personalizadas para seus projetos de modelagem, o vídeo abaixo pode ser um excelente primeiro passo. No tutorial é possível acompanhar a criação de um script bem simples usando o Webconsole como base, para filtrar a seleção de objetos na área de desenho. O objetivo é bem simples, selecionar apenas linhas que tenham um determinado comprimento ou estejam dentro das regras estabelecidas pelo script.

Claro que se você tiver alguma experiência prévia com programação ajuda muito, para entender o funcionamento das estruturas de repetição e dos momentos em que lógica condicional é usada. O que o script faz e verificar as linhas selecionadas, comparando com a condição especificada pelo autor, que pode ser o comprimento menor que um determinado valor ou exatamente igual a 10. Depois de criar o mesmo script no seu SketchUp é só alterar o trecho da condição para aproveitar a ferramenta nos seus próprios projetos.

O vídeo está em HD, ficando bem fácil visualizar os códigos que o autor digita na janela do Webconsole.