O SketchUp tem fama de ser uma das ferramentas 3d mais fáceis de usar para criar modelos 3d de qualquer nível e complexidade, pelo seu sistema de criação intuitivo que simula o processo de desenho a mão livre. Mas, para alguns projetos de modelagem envolvendo estruturas curvas e mais orgânicas, o SketchUp passa a oferecer alguns pequenos entraves ao processo de modelagem. Quando o tema do projeto é a criação de volumes baseados em formas geométricas primitivas como cubos, cilindros e outros elementos formados por linhas retas ou arcos simples, a modelagem fica bem simples. Por exemplo, repare na imagem que ilustra esse artigo, mostrando uma estrutura espacial estrutural formando a cobertura de uma área interna.

modelagem-avancada-sketchup-estrutura-espacial.png

Para quem não está muito acostumado a modelagem de elementos um pouco diferentes no SketchUp, esse tipo de geometria pode ser um verdadeiro desafio para o estilo de modelagem do software. Como resolver? Existem várias maneiras de desenvolver uma estrutura como essa, sendo que a grande maioria passa pela utilização de plugins ou scripts do SketchUp para ajudar na criação das curvas.

Um usuários dos fóruns SketchUcation publicou o procedimento completo de modelagem dessas estruturas espaciais no SketchUp, mostrando todos os passos e plugins necessários para chegar nessa forma.

Como a estrutura espacial não é formada por tubos, mas por diversos perfis diferentes que são rotacionados sobre um determinado eixo e copiados, usando um procedimento semelhante ao Array polar dos softwares de CAD como AutoCAD. Para conseguir esse tipo de modelagem 3d, as ferramentas do SketchUp como o Push/Pull não são suficientes, sendo necessário recorrer a scripts para fazer esse tipo de transformação.

Além do script especializado na extrusão das formas necessárias para criar a estrutura, precisamos também fazer a união das formas para não acabar com modelos 3d individualizados. O processo é parecido com o famoso Boolean do tipo Union, que está disponível na maioria dos softwares 3d. Caso você tenha começado a trabalhar com o SketchUp criando apenas modelos 3d simples, recomendo tentar criar essa estrutura como forma de exercitar a modelagem de elementos bem mais complexos.

Nunca se sabe quando a criação de algo semelhante será necessário para um dos seus projetos. Com esse tipo de prática, podemos resolver problemas de modelagem de maneira mais rápida em ambientes de produção.