Os projetos que envolvem o uso de animações 3d na web sempre foram um grande desafio para a maioria dos artistas, pois envolvia o uso de tecnologias especializadas em mostrar apenas vídeos ou vetores 2d. Esse problema era resolvido com o uso de vídeos incorporados em web sites criados em Flash, que acabavam mostrando o 3d, mas por outro lado carregavam significativamente o tamanho dos arquivos usados no web site. Desde que o Flash passou a usar o ActionScript 3, o número de módulos e classes personalizadas cresceu significativamente e possibilitou o surgimento de projetos como o Papervision 3d.

Só o uso do Papervision 3d com o Flash já permite a criação de web sites vetoriais de maneira muito semelhante ao que fazemos em softwares como o Blender 3D e 3ds Max. Ainda é possível adicionar um pouco mais de complexidade ao Flash com classes especializadas em física, como é o caso do JiglibFlash. Para termos uma idéia mais clara do que é possível fazer com a união dessas duas classes, os objetos 3d criados no Papervision podem participar de simulações como Rigid Bodies!

Se você quiser aprender os procedimentos necessários para criar uma animação usando Papervision 3d e JiglibFlash, simulando Rigid Bodies, visite o endereçoi indicado.

aninacao-3d-flash-papervision-jiglibflash

No web site é possível encontrar as instruções para criar uma cena com diversos cubos que sofrem ação da gravidade, como qualquer outra simulação de Rigid Body. Assim que os cubos colidem uns com os outros, as reações baseadas em massa entram em ação criando uma animação totalmente automática. O melhor de tudo é que o processo inteiro está armazenado em um arquivo vetorial bem pequeno.

Esse é um assunto interessante para artistas que gostariam de expandir seus projetos para a internet, pois o processo é muito semelhante a um jogo. É necessário aprender um pouco de programação e se adaptar as nuances do Flash e do próprio Papervision, mas garanto que o resultado dessas animações aplicadas em qualquer portfólio faz o profissional ter portas abertas na maioria das agências envolvidas com web.

Sempre que posso abordo o uso do Papervision 3D nas minhas aulas de desenvolvimento multimídia para web, mas infelizmente a carga horária acaba sendo curta para avançar na criação de aplicativos 3d para web.