Uma coisa que sempre gosto de fazer com o Blender 3D é quebrar um pouco o estigma de que softwares ditos gratuitos, precisam necessariamente criar imagens e material de qualidade inferior as ferramentas proprietárias. Existem diversos exemplos de material publicitário e trabalhos comerciais de alto nível desenvolvidos com o Blender 3D e renderizadores de código aberto, que derrubam esse tipo de afirmação. Já mostrei aqui no blog os trabalhos de um artista brasileiro chamado Teisson Fróes, que usa basicamente o Blender 3D como sua plataforma de criação 3d, adotando junto com o Blender 3D os renderizadores de código aberto que funcionam junto com o Blender 3D, como o YafaRay.

Essa semana, recebi um e-mail do Teisson sobre um dos seus últimos projetos envolvendo o uso do Blender 3D. E dessa vez foi uma série de gráficos e imagens para o website do Fiat 500, modelo de carro lançado poucas semanas atrás pela Fiat. Você deve lembrar que o próprio Teisson já trabalhou no desenvolvimento de gráficos e imagens para o lançamento do Stilo Blackmotion com o Blender 3D, também da Fiat e que foi mostrado alguns meses atrás aqui no blog. Visite o link indicado nesse parágrafo, para visualizar as imagens e vídeos direto do portfólio do próprio Teisson Fróes.

fiat-500-blender-3d-yafaray.jpg

Segundo o próprio Teisson, o projeto como um todo levou dois meses de trabalho. Isso leva em consideração não apenas a parte 3d, mas o desenvolvimento do sistema usado no web site que é um pouco complicado. Na parte de modelagem 3d, o modelo do Fiat 500 foi enviado pronto direto da fábrica da Fiat, mas em formato de arquivo que é usado pela própria fábrica. Muitas partes do modelo 3d do carro precisaram ser remodeladas no Blender 3D, como a parte do volante do carro que tinha detalhes demais para o projeto.

A renderização desse projeto foi realizada no YafaRay e a pós-produção foi toda feita no GIMP, com apenas alguns pequenos ajustes de cor.

Esse é mais um exemplo de como o Blender 3D pode ser usado em projetos comerciais de alto nível. Lembre de visitar o portfólio do Teisson Fróes depois de conferir as animações do Fiat 500. Existem imagens de comerciais para diversas empresas aqui do Brasil, produzidas usando o Blender 3D.