Na modelagem de objetos e cenários com objetivo de representar edificações ou ambientes para arquitetura, a técnica escolhida para criar os objetos é determinante para potencializar e acelerar a conclusão do projeto. Entre as diversas técnicas existentes para a modelagem, a que mais me agrada é a chamada Edge Modeling que é uma derivação da subdivisão, em que apenas as arestas dos modelos 3d são manipuladas. Isso permite maior controle sobre os modelos como um todo e ajuda na criação de objetos com precisão. A melhor maneira de aprender esse tipo de técnica é com muita prática e quando for possível, observar outro artista criando modelos 3d com a mesma técnica para encontrar as melhores soluções para problemas comuns de modelagem.

Caso você queira aprender um pouco mais sobre esse processo de modelagem 3d e ao mesmo tempo trabalhar com criação de modelos para jogos, acabei de encontrar um excelente tutorial em vídeo com mais de quatro horas de duração. No material, o artista cria um modelo 3d para ser usado na engine CryEngine que é a mesma usada no famoso jogo Crysis. O modelo escolhido deve fazer parte do cenário do jogo, sendo um pequeno prédio que é ao mesmo tempo simples e apresenta boa quantidade de detalhes para qualquer artista interessado em praticar.

O modelo desenvolvido pode ser conferido na imagem abaixo:

tutorial-modelagem-arquitetura-3ds-max.jpg

Os vídeos estão hospedados no Vimeo e podem ser copiados de outras fontes em resoluções maiores. O material não apresenta áudio, o que facilita muito para as pessoas que não gostam da narração em inglês nos tutoriais. As instruções são passadas em pequenas mensagens de texto que aparecem em determinados momentos do vídeo. Os links para assistir ao tutorial são os seguintes:

Na descrição dos vídeos em cada página do Vimeo é possível encontrar outras opções para download.

O primeiro vídeo mostra a construção do modelo 3d como um todo, em que o artista posiciona uma imagem de referência e cria a base para toda a modelagem das paredes e aberturas do prédio. Na segunda parte o mesmo modelo já mais completo é trabalhado na parte de texturas, em que podemos acompanhar o processo de mapeamento UV no 3ds Max e ajuste das texturas no Photoshop. O último vídeo mostra a exportação do modelo 3d com poucos polígonos para a CryEngine e a visualização do projeto em tempo real.

Esse tutorial é excelente para artistas interessados tanto em maquetes eletrônicas ou modelagem para jogos, pois aborta ambos os assuntos de maneira simples e detalhada. Como a maioria das técnicas pode ser reproduzida em outros softwares, os artistas 3d podem aproveitar o conhecimento e aplicar em outras ferramentas 3d.